Putin discute reivindicação russa sobre área do fundo do oceano Ártico

Publicado em 27/01/2023 13:45

Logotipo Reuters

MOSCOU (Reuters) - O presidente Vladimir Putin conversou nesta sexta-feira com autoridades de segurança de alto escalão sobre a situação dos esforços da Rússia para expandir legalmente os limites externos de sua plataforma continental no Oceano Ártico.

Em 2021 a Rússia apresentou uma proposta à Organização das Nações Unidas buscando redefinir sua plataforma continental, que se acredita conter vastos reservatórios inexplorados de petróleo e gás. Moscou disse na época que queria muito mais do fundo marinho do Ártico, uma medida que tem implicações para o Canadá e a Dinamarca, que têm suas próprias reivindicações.

Uma plataforma continental é definida pela lei internacional como uma área de águas tipicamente rasas na fronteira com a costa de um país que é considerada uma extensão de seu território, permitindo que o país explore seus recursos naturais.

"Temos várias questões importantes hoje, colegas, relativas tanto à agenda doméstica quanto à questão do limite externo da plataforma continental da Rússia no Oceano Ártico. Vamos trabalhar", disse Putin, segundo o site do Kremlin.

O Kremlin não forneceu imediatamente mais detalhes sobre a reunião, que contou com a presença de várias autoridades de alto escalão, incluindo o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e Sergei Naryshkin, chefe da inteligência externa.

Os vizinhos da Rússia no Ártico estão cada vez mais preocupados com as ambições de Moscou na região estrategicamente importante desde que o país enviou dezenas de milhares de soldados à Ucrânia em fevereiro do ano passado.

Os Estados-membros da Otan têm intensificado os exercícios militares no Ártico nos últimos anos, à medida que a Rússia expande e renova sua infraestrutura militar na região.

(Reportagem de Caleb Davis e Vladimir Soldatkin)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário