Masterboi inicia abate de suínos em Pernambuco
O frigorífico Masterboi deu início ao abate de suínos na sua planta de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, na última semana. A unidade foi certificada para o abate de bovinos, caprinos, suínos e ovinos desde a inauguração, mas só agora agregou o novo produto. “Estamos em fase inicial, testando máquinas e pessoal”, explica o presidente da Masterboi, Nelson Bezerra, acrescentando que o momento também é de cadastrar fornecedores.
Antes mesmo de entrar em plena operação, a Masterboi já está colocando cortes frescos de suínos no mercado. “Esse segmento ainda vai crescer muito. Há pouca oferta do produto fresco certificado, com controle de qualidade. Agora, o consumidor poderá comprar, por exemplo, sarapatel certificado”, ressalta o empresário.
Nelson Bezerra prevê que, nos próximos anos, o mercado de suínos será mais forte que o de boi, porque há grande interesse dos varejistas pelo produto na região. Na fase atual, o abate de suínos em Canhotinho é de 15 a 20 cabeças por dia. No caso do bovino é diferente. Em cinco meses, a empresa já alcançou o abate diário de 200 cabeças procedentes de vários estados do Nordeste.
O fluxo tende a aumentar diante da redução da alíquota do ICMS para a saída do gado de estados como Rio Grande do Norte e Paraíba. Nestes locais, os produtores estão pagando cerca de R$10,00 de imposto por animal que deixa o estado, contra R$ 300,00 de meses atrás. “A tendência é os demais estados da região adotarem essa redução do ICMS”, analisa o empresário. Hoje a planta de Canhotinho recebe animais vindos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Piauí e Maranhão.
0 comentário
Frango: Mercado segue firme, apesar da estabilidade nos preços na granja paulista
Suínos: Demanda segue firme e competitividade frente à carne bovina
Volume embarcado de carne de frango alcança 353,6 mil toneladas até a 4ª semana de novembro/24
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20