Atividade empresarial da zona do euro volta a crescer em janeiro, mostra PMI

Publicado em 24/01/2023 08:47

Logotipo Reuters

LONDRES (Reuters) - A atividade empresarial da zona do euro fez um retorno inesperado a um modesto crescimento em janeiro, ampliando os sinais de que a retração no bloco pode não ser tão profunda quanto se temia e que a união monetária pode escapar da recessão, mostrou uma pesquisa.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto da S&P Global, visto como um bom indicador da saúde econômica geral, subiu de 49,3 em dezembro para 50,2 este mês.

Janeiro foi a primeira vez que o índice ficou acima da marca dos 50, que separa o crescimento da contração, desde junho. O resultado ainda ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de 49,8.

"A pesquisa sem dúvida traz boas notícias bem-vindas para sugerir que qualquer retração provavelmente será muito menos severa do que anteriormente temido e que uma recessão pode ser evitada completamente", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

Um inverno ameno até agora, a queda dos preços do gás e os recentes dados econômicos positivos levaram a uma melhora em algumas previsões de crescimento trimestral em pesquisa da Reuters publicada na segunda-feira, embora uma recessão técnica ainda estivesse prevista.

Em um sinal de que estão mais otimistas, as empresas aumentaram o número de funcionários a um ritmo mais rápido este mês. O índice de emprego subiu de 51,9 em dezembro para 52,5 em três meses de alta.

O PMI que cobre o setor de serviços também surpreendeu pelo lado positivo, chegando a uma máxima de seis meses de 50,7, contra 49,8 em dezembro e 50,2 em pesquisa da Reuters.

A atividade industrial também mostrou melhora, mas ainda assim contraiu. O PMI de indústria subiu de 47,8 para 48,8 este mês, ante expectativa de 48,5.

(Reportagem de Jonathan Cable)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário