Lula confirma que Brasil e Argentina estudam moeda comum para transações entre países
Por Lisandra Paraguassu
BUENOS AIRES (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta segunda-feira, em entrevista conjunta com o presidente argentino, Alberto Fernández, que os governos do Brasil e da Argentina estudam a criação de uma moeda comum para ser usada nas transações entre os dois países de forma a reduzir a dependência do dólar.
"Que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possam nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países que seja feita em uma moda comum a ser construída com muito debate e muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer", disse Lula a jornalistas após encontro com Fernández em Buenos Aires.
"Se dependesse de mim a gente teria comércio exterior sempre na moeda dos nossos países para que não precise depender do dólar", acrescentou.
Lula defendeu ainda que se estude a criação de moedas únicas para as transações entre os países do Mercosul e também do Brics.
O presidente ainda afirmou que o BNDES poderá fornecer financiamento para um projeto que leve gás argentino do campo de Vaca Muerta para o Brasil.
1 comentário
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
Merie Coradi Cuiaba - MT
E o MERCOSUL, quando vai começar funcionar? Mais de trinta 30 o Brasil gastando com viagens e reuniões e até hoje, que eu saiba, NADA, NHIL, ZERO. Ou estou enganado?
Se a Argentina nao consegue dolares----O Brasil vai vender produtos e receber em troca papel higienico---