Grécia detecta peste suína africana em javali
PARIS, 23 Jan (Reuters) - A Grécia detectou peste suína africana em um javali no norte do país, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH,na sigla em inglês) nesta segunda-feira.
A doença, inofensiva para os humanos, mas altamente contagiosa entre os porcos, foi encontrada em um javali morto em uma floresta na região de Serres, que faz fronteira com a Bulgária e a Macedônia do Norte, disse a WOAH, citando um relatório das autoridades gregas.
WOAH disse que o caso foi o primeiro desde o início de 2020, quando a Grécia enfrentou seu primeiro surto de peste suína africana.
O Ministério da Agricultura da Grécia também anunciou o novo surto em um comunicado, dizendo que medidas estavam sendo tomadas para evitar a propagação da doença.
A peste suína africana costuma ser mortal para os porcos e interrompeu a produção e o comércio de carne suína nos últimos anos, após surtos entre rebanhos agrícolas na Ásia e na Europa.
Na Europa, a doença se espalhou do leste do continente para atingir países como Alemanha e Itália.
Reportagem de Gus Trompiz e Renee Maltezou, edição de Angus MacSwan
1 comentário
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata
Gabinete de segurança de Israel aprova acordo de cessar-fogo com o Líbano
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
E o Brasil brincando!!! Cadeia do suíno no Brasil representa provavelmente mais de 1 milhão de empregos e milhares, talvez 300... mil granjas de criadores. Tudo isto será afetado quando essa doença chegar. Para amenizar bastaria o Estado liberar a caça do javali, porco do mato, javaporco, queixada, etc, milhares de proprietários rurais se encarregariam desse serviço, sem custo para o Governo. Liberar ARMA + munição + caça ... sem burocracia.
Mas a caça do javali já é liberada e armas também. Só que o tamanho da praga já não dá para ser combatida dessa forma. Temos que arrumar alguma coisa mais tecnológica.
Parabéns Sr. Nadir, a primeira vez que aproveito uma opinião de vossa pessoa neste espaço, principalmente com relação ao Agro, muito bem, continue assim, ??
Sr. Nadir ... que tecnologia o senhor conhece diferente prá caça do javali? Espero que não seja aquela sugerida pelos especialistas estatal, cujo projeto de lei está lá no Congresso para ser apreciado. Para que não conhece esse projeto é mais ou menos assim: o Estado se encarregará de abater os javalis. Serão contratados SERVIDORES públicos, através de concurso público e eles sairão a cata dos javalis, reunirão em um local e farão o abate, provavelmente humanizado. Passaremos a ter os servidores CAÇADORES de javali. Bem gente... se essa nova tecnologia for aprovada, teremos javalis no Brasil por muitos e muitos séculos. Os javalis estarão a salvo.
Gilberto Rossetto se eu soubesse venderia caro, mas temos vários institutos de pesquisa, é uma situação insus
Gilberto Rossetto, hoje na minha região javalis estão acabando com nascentes, mandiocas de consumo e esse negócio de plantar 5ha de milho já não dá mais, acho inclusive que centros de pesquisa como Embrapa, Emater e outros tem que entrar nesse mérito. Eu mesmo já perdi metade de uma lavou de 50 ha de milho
Na minha mata ciliar, próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, havia muitas capivaras, antas e até macaquinhos que detonavam o meu milho. Também haviam alguns humanos, que vinham catar o milho verde. Teve um ano que a cigarrinha e a Geada, acabou com seu alimento preferido, e eles foram embora. Com exceção dos humanos, que insistem em me dar prejuiso.
Lá também não existem javalis, as onças os comeram, inclusive também os cachorros do meu funcionário.