Aprovação de Biden atinge 40%, perto de mínima de seu mandato, mostra Reuters/Ipsos
Por Jason Lange
WASHINGTON (Reuters) - O índice de aprovação popular do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ficou perto do nível mais baixo de seu mandato nesta semana, em meio a críticas dos republicanos sobre documentos confidenciais encontrados em sua casa nos últimos meses, de acordo com uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.
A pesquisa nacional de três dias, encerrada no domingo, mostrou que 40% dos norte-americanos aprovam o desempenho de Biden como presidente, contra 39% em uma pesquisa Reuters/Ipsos um mês antes.
Biden começou 2023 impulsionado por resultados eleitorais surpreendentemente fortes para os democratas. A inflação dos EUA também está caindo e o Partido Republicano parecia em desordem depois de levar dias para eleger um presidente da Câmara dos Deputados.
Mas os últimos números da pesquisa sugerem que esses fatores podem não ter mudado significativamente a visão pública do presidente enquanto ele se prepara para uma tentativa de reeleição em 2024.
Biden, de 80 anos, deve lançar outra candidatura à Casa Branca, talvez já no próximo mês, após o discurso do Estado da União em 7 de fevereiro, disseram fontes à Reuters.
Nos últimos dias, os republicanos no Congresso criticaram o presidente depois que a Casa Branca disse neste mês que os advogados de Biden encontraram documentos confidenciais em sua casa em Wilmington, no Estado de Delaware, no início de novembro, antes das eleições.
Os republicanos disseram que a equipe de Biden não se manifestou sobre as descobertas e classificaram o atraso como significativo quando o governo já estava investigando o manuseio do ex-presidente republicano Donald Trump de documentos altamente confidenciais que ele reteve em seu resort na Flórida depois de deixar a Casa Branca em janeiro de 2021.
A pesquisa Reuters/Ipsos, realizada nos Estados Unidos, reuniu respostas de 1.035 adultos, usando uma amostra nacionalmente representativa. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais.
(Reportagem de Jason Lange)
0 comentário
Cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entra em vigor; civis começam a voltar ao sul do Líbano
Arthur Lira acena para avanço de projetos sobre “Reciprocidade Ambiental”
CMN amplia prazo para vencimento de crédito rural em cidades do RS atingidas por chuvas
Ibovespa fecha em alta à espera de pacote fiscal; Brava Energia dispara
Macron e Biden dizem que acordo de cessar-fogo no Líbano permitirá retorno da calma
Fed cita volatilidade e dúvidas sobre taxa neutra como motivos para ir devagar com cortes, diz ata