HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Mais temporais previstos nesta 5ª para estados produtores do BR; excesso de umidade já impacta colheita em MT

Publicado em 12/01/2023 10:29
Acumulados expressivos na virada do ano em Querência (MT) prejudicou enchimento dos grãos e impossibilita manejo e aplicações de final de ciclo

Logotipo Notícias Agrícolas

Mais temporais são previstos para esta quinta-feira (12) sobre importantes estados produtores de grãos do Brasil, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná e outros. A condição de umidade já tem deixado os produtores rurais de alguns desses estados em alerta por impactos diversos.

Segundo o produtor de soja Osmar Frizzo, de Querência (MT), somente em dezembro, o acumulado de chuvas na cidade foi de 500 mm, o que prejudicou o enchimento dos grãos e impossibilita ações de manejo e aplicações de final de ciclo, deixando a porta aberta para pragas e doenças.

A expectativa de produtividade média próxima de 70 sacas por hectare não será atingida nesta temporada, que também já traz preocupação para a segunda safra de milho.

Leia mais:

+ Excesso de chuva atrasa colheita e tira potencial produtivo da soja em Querência/MT

"A grande disponibilidade de umidade e de ar quente sobre o Brasil facilita a formação de nuvens carregadas em todas as regiões do país.  Uma área de baixa pressão atmosférica ajuda a formar áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil e também em Mato Grosso do Sul", explica a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.

No extremo Norte do país, a zona de convergência intertropical colabora para aumentar as condições para chuva nessa região específica.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para as próximas 72 horas em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para as próximas 72 horas em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Tempestades, com chuvas de até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo, são esperadas nesta quinta-feira para áreas de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

Além disso, chuvas intensas são esperadas para pontos dos estados do Acre, Amazonas, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Roraima, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Veja o mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia:

Mapa de alertas do Instituto Nacional de Meteorologia - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

O mapa estendido do NOAA aponta continuidade das chuvas pela maior parte do Brasil durante todo esse mês de janeiro. Maiores volumes, porém, devem ser registrados entre 20 a 28 de janeiro. Apesar disso, a climatologia aponta uma condição de chuvas abaixo da média sobre algumas áreas do país no trimestre de janeiro, fevereiro e março.

Veja o mapa de precipitação acumulada estendido em todo o Brasil:

Mapa de precipitação acumulada estendido em todo o Brasil - Fonte: NOAA
Fonte: NOAA

Leia mais:

+ 2ª quinzena de janeiro promete ser de chuvas de mais de 200 mm na maior parte do BR; umidade já impacta colheita da soja

+ 1º tri de 2023 será de chuvas abaixo da média no Centro-Sul com impacto para soja, milho e café, diz Inmet e INPE

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário