Manifestantes tomam o Palácio do Planalto e sede do STF em Brasília
Manifestantes ocuparam o Palácio do Planalto e o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal) na tarde deste domingo (7), em Brasília), uma semana depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na sequência, o Congresso Federal também foi tomado pelos brasileiros que há dois meses estavam acampados na frentes dos quarteis esperando por respostas, em especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a lisura do processo eleitoral.
Imagens mostram que os bloqueios da polícia foram rompidos e os manifestantes ocuparam as estruturas. As informações dão contam de que o Ministro da Justiça, Flávio Dino, está na Esplanada dos Ministérios reunido com a Força Nacional para coordenar as ações que serão tomadas a partir de agora.
No documento assinado por Dino, ele afirma que a Força Nacional será utilizada para "auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado entre a Rodoviária de Brasília e a Praça dos Três Poderes, assim como na proteção de outros bens da União situadas em Brasília, em caráter episódico e planejado".
Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça.
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) January 8, 2023
De acordo com as últimas informações, as manifestações pedem a saída de Lula e o acesso ao código fonte das urnas eletrônicas, pleito que vem sendo pedido desde o resultado das eleições no final de outubro do ano passado. Uma parcela dos manifestantes pedem também pela intervenção federal.
Fotos e vídeos mostram as imagens do momento em que as sedes dos três poderes foram ocuapadas na capital federal.
Veja vídeos que circulam nas redes sociais da tarde deste domingo em Brasília:
Em São Paulo, atos de manifestação também estão sendo registrados. No link abaixo, veja as ações em tempo real. Clique AQUI para acompanhar.
0 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA