Colheita de grãos da Ucrânia está 93% concluída e confirma queda na safra, diz governo
KYIV (Reuters) – Agricultores ucranianos colheram 49,5 milhões de toneladas de grãos em 93% da área projetada para a safra 2022, informou o Ministério da Agricultura na sexta-feira.
O ministério disse em um comunicado que os agricultores colheram 10,7 milhões de hectares de plantações, com o rendimento médio de 4,64 toneladas por hectare.
Ele disse que os agricultores concluíram as colheitas de trigo e cevada de 2022, obtendo 20,2 milhões e 5,8 milhões de toneladas, respectivamente.
O volume total incluiu ainda 22,1 milhões de toneladas de milho, colhido em 81% da área prevista com produtividade de 6,48 toneladas por hectare.
Em 2021, a Ucrânia colheu 32,2 milhões de toneladas de trigo e 9,4 milhões de toneladas de cevada. O ministério disse que uma queda na produção em 2022 foi causada por hostilidades nas regiões leste, norte e sul do país.
A Ucrânia semeou mais de 6 milhões de hectares de trigo de inverno para a safra de 2022, mas uma grande área foi ocupada após a invasão da Rússia e apenas 4,9 milhões de hectares foram colhidos em território controlado pela Ucrânia.
O ministério disse que os agricultores também colheram 10,5 milhões de toneladas de sementes de girassol em 99% da área plantada e 9 milhões de toneladas de beterraba sacarina em 99% da área.
O governo disse que a Ucrânia pode colher cerca de 51 milhões de toneladas de grãos este ano, abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas em 2021, devido à perda de terras para as forças russas e aos rendimentos mais baixos.
(Reportagem de Pavel Polityuk)
0 comentário
Ibrafe: Produtores continuam à espera da demanda
Arroz/Cepea: Liquidez segue baixa e cotações, em queda
Anec reduz projeções de exportações de soja e milho do Brasil em novembro
Acordo comercial entre Brasil e China pode impulsionar a produção de gergelim no Brasil
Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora