EUA, UE e OTAN pedem moderação com o fechamento das passagens de fronteira entre Sérvia e Kosovo

Publicado em 28/12/2022 17:04

Logotipo Reuters

Por Fatos Bytyci

MITROVICA, Kosovo (Reuters) - Estados Unidos, Otan e União Europeia pediram moderação máxima no norte de Kosovo, no momento em que autoridades fecharam uma terceira passagem de fronteira nesta quarta-feira e as tensões aumentaram com os sérvios locais por causa da independência da região em 2008.

Por mais de 20 anos, Kosovo tem sido uma fonte de tensão entre o Ocidente, que apoiou sua independência, e a Rússia, que apóia a Sérvia em seus esforços para bloquear a adesão de Kosovo a organizações internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas.

"Pedimos a todos que exerçam a máxima contenção, tomem medidas imediatas para desescalar incondicionalmente a situação e se abstenham de provocações, ameaças ou intimidações", disseram a UE e os Estados Unidos em um comunicado conjunto.

A missão da Otan no Kosovo, KFOR, disse que apoia o diálogo entre todas as partes para aliviar as tensões, que incluíram bloqueios sérvios nas principais artérias por caminhões e outros veículos pesados, e confrontos violentos com a polícia.

A Sérvia colocou seu Exército em alerta máximo na segunda-feira.

O Kremlin, por sua vez, negou as alegações kosovares de que a Rússia estaria influenciando a Sérvia para desestabilizar Kosovo, dizendo que a Sérvia estava defendendo os direitos dos sérvios étnicos.

Um ex-policial sérvio de Kosovo, cuja prisão desencadeou protestos violentos da minoria sérvia de Kosovo, foi liberado da custódia e colocado em prisão domiciliar após um pedido da promotoria, disse um porta-voz de um tribunal de Pristina à Reuters.

Dejan Pantic foi preso em 10 de dezembro por agredir um policial em serviço, e desde então os sérvios no norte de Kosovo trocaram tiros com a polícia e levantaram mais de 10 bloqueios em estradas exigindo sua libertação.

(Reportagem de Fatos Bytyci)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário