Haddad pede ao governo Bolsonaro que não prorrogue desoneração de combustíveis

Publicado em 27/12/2022 19:11 e atualizado em 28/12/2022 08:27

Logotipo Reuters

Por Bernardo Caram

BRASÍLIA (Reuters) - O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou pedido ao atual governo para que deixe vencer no dia 31 de dezembro a desoneração de impostos federais sobre combustíveis, informou a assessoria de imprensa do ex-prefeito.

Se aceito o pedido de Haddad, a tributação, que foi reduzida para mitigar impactos da alta da cotação do petróleo sobre a inflação, será retomada em janeiro.

De acordo com a equipe do futuro ministro, o pedido foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e levado a representantes do atual governo, que ainda não teria respondido.

Nesta terça, uma fonte do governo com participação nas negociações informou à Reuters que o governo Bolsonaro havia decidido autorizar uma prorrogação de 30 dias para a desoneração sobre combustíveis. A medida daria tempo para o governo eleito decidir o que fazer nessa área após a posse, na próxima semana.

De acordo com a assessoria de Haddad, porém, o futuro ministro conversou com a equipe de Guedes, coletou cenários e, após conversar com Lula, optou-se pelo fim da desoneração.

Ainda segundo a assessoria, a decisão não impede que o governo eleito tome outra decisão sobre o tema após a posse, já que mudanças na tributação de combustíveis são relativamente simples de serem feitas.

A prorrogação da desoneração significaria que a gasolina continuaria mais competitiva do que o etanol, levando as usinas a focar na produção de açúcar na próxima safra. Se não houver prorrogação da desoneração, o etanol tende a ganhar competitividade.

O Orçamento de 2023, aprovado pelo Congresso na semana passada, prevê a manutenção da desoneração no próximo ano, a um custo de 52,9 bilhões de reais para os 12 meses. Desse total, a renúncia de arrecadação é estimada em 34,3 bilhões de reais para a redução de PIS/Cofins e Cide de gasolina, etanol e gás veicular e em 18,6 bilhões de reais para o corte de PIS/Cofins sobre diesel, biodiesel, gás liquefeito e querosene de aviação.

Portanto, a reoneração desses insumos tende a gerar um ganho de receitas do governo federal e uma melhora no resultado primário do ano que vem.

O corte de tributos sobre combustíveis deu significativa contribuição para o arrefecimento da inflação neste ano, com o IPCA registrando inclusive deflações mensais. O BC monitora o tema, que pode impactar nas decisões de política monetária.

A desoneração já enfrentou resistências dentro do próprio governo. Antes de sua adoção, membros da equipe econômica chegaram a afirmar que a desoneração para a gasolina seria negativa porque traria benefícios principalmente a famílias de renda média e alta.

Na equipe de transição de governo, o ex-ministro Nelson Barbosa, um dos coordenadores do grupo técnico de economia, disse, no início do mês, concordar que o governo não deve subsidiar combustíveis fósseis indefinidamente, mas argumentou que seria preciso avaliar o momento e a velocidade do retorno da tributação sobre esses insumos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    O FUTURO MINISTRO ; DA FAZENDA ; SERÁ QUE ENTENDE QUE EM SE TAXANDO NOVAMENTE OS COMBUSTÍVEIS , HAVERÁ AUMENTO DOS ALIMENTOS,; devido que tudo o que vai à mesa para os Cidadãos se Alimentarem, depende da Agricultura , Pecuária , e Para se Produzir , Soja, Milho, Arroz, Frango, Gado, Suinos, Horticultura, fruticultura, e demais Produtos destinados à Alimentação Humana, e nas Agroindustria, e Mesmo Exportação,, em que O Combustível, e usado, no Preparo do Solos, Plantio, Tratos Culturais, Colheita , Transporte até as Unidades de Secagem, Armazenagem, Agro-Industrialização, Exportação de parte até Os Portos , Usa-se Petróleo , Falta Otica para tomar uma atitude Prematura ; para Evitar futuros Aborrecimentos na Econômia. Pensem ,

    que a Vida e a Saude ; Valem mais que O Dinheiro ////////////////

    6
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Parabéns Sr. Elvio, desenhou certinho toda a Cadeia Produtiva.., sábias palavras..

      0
    • Elvio Zanini Sinop - MT

      Bom Dia Senhores Produtores; de Alimentos do Nosso Brasil Verde e Amarelo, (Vermelho Sòmente o Sol ) o qual Faz as Plantas se Desenvolverem, Na Verdade Nós Estamos em Sinop-MT, desde o ano 1980, Somos Concessionária M.Ferguson, desde o Ano de 1997, aqui em Sinop e mais 16 municipios no Norte do Estado, Iniciamos aqui com Plantio de Arroz, Após soja, Milho, Èramos, Representantes dos Adubos IAP, Fosfato de Araxá, e mais Insumos para agricultura, Aqui Nessa Região de Sinop - MT, que naquela Época os Sitiantes, tinha que comprar milho para Galinhas e Porcos em Colider- , Após Fazer Uso do Fosfato de Araxá , e Micronutrientes,, no Solo Melhorou a Produtividade,, e hoje somos ,

      a Região do Brasil que mais Produz Alimentos, Por Isso devemos Ser Valorizados ; do Contrário Deveremos Reagir aos Impasses que querem Nos Colocar nos Ômbros osfuturos mandantes. daNação

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      DEPOIS DE UMA DEMONSTRAÇAO AVASSALADORA, VEIO O SILENCIO TOTAL DA DESILUSAO-----NUNCA MAIS O POVO VAI ENXERGAR AS FORÇAS ARMADAS COMO ESTEIO DA ORDEM IMPRESCINDIVEL AO PROGRESSO

      5
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Não havendo prorrogação da desoneração, o futuro governo terá em mãos mais R$-53 bilhões de reais prá torrar. Isto equivale o custo de asfaltar 53.000 km. de rodovia ( no MT custa R$-1.000.000,00 cada Km). Ou daria prá fazer 530.000 casas populares. Anotem ai: não fará 1 km de rodovia e nem uma casa .... esse dinheiro virará pó.

    6
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Agora entendo o porquê de tanta perseguição pelos "capa-pretas". Essa frase diz tudo:

      "A sátira, em particular, é uma forma de transgressão que aponta as falsidades da autoridade ilegítima."

      Então, CUIDADO PIADISTAS !!! Sua "profissão" se tornou uma atividade de "alto risco".

      7
    • carlo meloni sao paulo - SP

      INFELISMENTE ESTAMOS FRITOS E ENFARINHADOS

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Agora são 20:43 hrs do dia 31/12/22.

      Após assistir o pronunciamento do General Hamilton Mourão em rede nacional, fico a me perguntar:

      Seu discurso foi no sentido de que todos devem voltar aos seus afazeres. Como?

      Existem pessoas que estão presas injustamente! Num país onde se diz democrático, essas pessoas não teriam esse direito de "voltar aos seus afazeres"?

      Então por que elas não podem?

      Garanto que lagostas e vinhos campeões estão sendo servidos à elite.

      Esse é o prêmio concedido por terem conseguido atingir o objetivo demarcado pelo "mecanismo"?

      Sou um velho matuto e, me enganei quando achei que já tinha visto de tudo na vida. A maldade de alguns são potencializadas quando têm algum poder em suas mãos.

      Nós "o povo" somos mais. Pois, em qualquer sistema democrático ... TODO O PODER EMANA DO POVO !!!

      PENSEM SOBRE ISSO & QUE 2023 SEJA REPLETO DE MUITA SAÚDE E REALIZAÇÕES !!!

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Estamos na porta de um período em que vamos ser embalados (e/ou empalados) por um governo que se diz progressista.

      Trago um conceito de um filósofo e teórico político inglês, que demonstra com exatidão as diferenças entre o conservadorismo/ progressismo

      "Ser conservador, é preferir o familiar ao desconhecido, preferir o experimentado ao não experimentado, o fato ao mistério, o real ao possível, o limitado ao ilimitado, o próximo ao distante, o suficiente ao superabundante, o conveniente ao perfeito, um presente alegre a uma felicidade utópica".

      Será que isso tem a ver com "PICANHA & CERVEJA"?

      3