Fávaro deve ser anunciado ministro da Agricultura de Lula nesta 3ª; Neri Geller deve ir para a Conab

Publicado em 26/12/2022 17:14 e atualizado em 27/12/2022 08:57
Além da Agricultura, também devem ser anunciados outros nomes para a composição de ministérios importantes ao agro, como Meio Ambiente e Minas e Energia

Logotipo Notícias Agrícolas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito para um terceiro mandato a partir de 2023, deve anunciar nesta terça-feira (27) novos nomes que irão compor a Esplanada dos Ministérios – 21 das 37 pastas já estão com seus ministros definidos. Porém, a Agricultura é uma das 16 que ainda precisam ter confirmação.

A expectativa em Brasília é que o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), que tem 53 anos e que atuou na campanha petista, seja anunciado nessa nova leva como ministro da Agricultura do Brasil, segundo informações do Valor Econômico e de outros jornais com base em fontes a par do assunto, que foram confirmadas pelo Notícias Agrícolas.

Se essa formação for confirmada nesta terça-feira por Lula, como se espera, a tendência é que o deputado federal Neri Geller (PP-MT), que também concorria para voltar à pasta da Agricultura – que já ocupou durante parte do ano de 2014 –, fique com a presidência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Uma apuração da Veja trouxe, nesta segunda-feira (26), que Fávaro só aguarda o anúncio de Lula para articular o comando da pasta. Fávaro é um dos fundadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e já foi presidente da Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Mato Grosso).

Carlos Fávaro é um dos fundadores da FPA e já foi presidente da Aprosoja-MT - Foto: Agência Senado
Carlos Fávaro é um dos fundadores da FPA e já foi presidente da Aprosoja-MT - Foto: Agência Senado

O nome de Fávaro ainda teria o aval do ex-ministro da Agricultura no governo de Dilma Rousseff e de Michel Temer (2016-2018), Blairo Maggi, segundo o Estadão.

Além da Agricultura, também devem ser anunciados outros nomes para a composição de ministérios, como o de Marina Silva (Rede-SP), que já foi oficialmente convidada para o Meio Ambiente. Ainda há expectativa por qual será a pasta de Simone Tebet (MDB-MS), terceira colocada na corrida presidencial. Ambas também atuaram na campanha do ex-presidente.

O Ministério de Minas e Energia deve ficar com o senador Alexandre Silveira (PSD-MG). Ele, assim como Geller, está na reta final de mandato.

A Folha de S. Paulo não descarta que alguns nomes para os ministérios ainda restantes sejam divulgados apenas na quarta-feira (28). Isso por conta de imbróglios entre o PT, o MDB, União Brasil e PSD envolvendo Cidades e Turismo, principalmente. Nesta segunda, reuniões estão previstas para resolver impasses.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • Herivelton Marculino Araçoiaba, Pernambuco

    Edegar Pretto quem irá assumir a Conab. https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2023/01/04/deputado-gacho-ligado-ao-mst-dever-assumir-presidncia-da-conab.ghtml

    5
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      A CONAB FOI E CONTINUA SENDO UMA PARTE DO BOLO A SER COMIDO PELOS PARASITAS DE SEMPRE !!!

      SÃO VÁRIOS OS ESCANDALOS & NINGUÉM PRESO !!!

      7
  • Mario Afonso Klein Passo Fundo - RS

    Parece que a condição para assumir um Cargo neste Governo que "retomou" o Poder é ostentar uma vasta Ficha corrida. Carlos Favaro, possui atualmente 107 Processos vinculados ao seu Nome e Neri

    Geller 67 (Fonte de pesquisa jusbrasil.com.br).

    8
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      SÃO TODOS "APTOS" A OCUPAR UM CARGO NO GOVERNO DO PT !!!

      1
  • Elvio Zanini Sinop - MT

    DEVERIAM OS FUTUROS MANTADÁRIO , VERIFICAR OS CUSTOS DE TODOS OS MINISTÉRIOS; EM QUE FORAM CONSTITUIDOS , EM UMA SITUAÇÃO ; QUE O ESTADO BRASILEIRO SE ENCONTRA EM UM ENCRUZILIADA DE MENOS CRESCIMENTO NOS PRÓXIMOS ANOS.

    2