ABEMEL lidera projeto inédito para criar primeiro padrão de qualidade da própolis no mundo

Publicado em 19/12/2022 11:31

A presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), Andresa Berretta, por meio da ABNT, juntamente com a International Organization for Standardization (ISO), e mais especialistas de trinta países, incluindo o Brasil, dão mais um passo para a criação de normas internacionais de qualidade da própolis. O comitê criou um padrão internacional que vai avaliar a autenticidade e qualidade da própolis, e quem atender os requisitos da certificação estará apto a utilizar o selo da ISO de reconhecimento ao cumprimento das normas internacionais. Considerando os 3 principais países produtores de própolis no mundo, China, Brasil e Turquia, a medida deve impactar pelo menos 550 mil apicultores.

A análise da autenticidade e qualidade da própolis abrange desde critérios qualitativos como quantitativos. Nesse ínterim, serão avaliados os extraíveis da própolis em solução hidroalcóolica, compostos fenólicos e flavonóides, além de marcadores químicos característicos de cada uma delas - entre eles, o artepelin C, no caso da própolis verde proveniente de Baccharis dracunculifolia, e o CAPE, no caso da própolis de Populus spp., encontrada na Europa, Ásia e alguns outros continentes. Também serão avaliadas as impurezas naturalmente existentes no produto, como o teor de cinzas, ceras, e substâncias inertes, assim como a umidade.

Atualmente, a própolis, seja como matéria-prima ou extrato, tem regras de identidade e qualidade que devem ser seguidas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) (IN n. 3, 2001). Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) também já contemplou a própolis nas normas de suplementos alimentares, proporcionando uma grande abertura de oportunidades para inovação no mercado interno. Porém, no mercado externo, o fato de existirem regulamentações diferentes em cada país acaba dificultando a entrada do produto em algumas nações. Nesse contexto, o projeto ajudará a eliminar barreiras de comércio internacional, promover a própolis, e fornecer uma ampla gama de produtos de alta qualidade para mais consumidores em todo o mundo.

“Ter um padrão internacional é um grande avanço para categoria, que vai proporcionar a abertura de muitas portas ao redor do mundo, tanto para países compradores como para países exportadores. No presente, não existe nenhuma norma internacional reconhecida aplicável aos principais tipos de própolis, o que tem causado entraves em alguns países quanto à entrada e fiscalização de importação do produto,” disse Nívia Alcici, empresária associada da ABEMEL e membro do grupo de especialistas na comissão de estudos de produtos apícolas da ABNT e também do grupo de trabalho na ISO.

Berretta, que lidera o projeto internacional, foi eleita para essa função diante de uma votação dentre representantes de trinta países. A brasileira, graduada em farmácia pela USP de Ribeirão Preto, onde também fez seu mestrado, doutorado e pós-doutorado, realiza pesquisas científicas com própolis há mais de 20 anos.

“Ter uma brasileira à frente desse trabalho é um grande orgulho para nosso país, e mostra que o Brasil está na vanguarda da pesquisa científica com própolis, além de ser um importante protagonista nesse cenário, já que possui tipos de própolis exclusivos, como a própolis verde. Acreditamos ainda que a qualidade da própolis de diferentes regiões não pode ser julgada pelo método e limites estabelecidos para somente um tipo distinto de própolis, como usualmente se estabelece para a própolis de Populus o que sempre penaliza o Brasil. Por isso, a criação de um padrão de identidade e qualidade internacional é tão importante,” disse a presidente da ABEMEL.

O documento, hoje, passa por trâmites burocráticos finais da ISO antes de entrar em vigor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABEMEL

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário