Cotações do milho devem encerrar 22 sem mais muita movimentação, mas cenário é positivo para 23
Podcast
Cotações do milho devem encerrar 22 sem mais muita movimentação, mas cenário é positivo para 23
As cotações do milho no Brasil passam por um período de poucas movimentações nesta reta final de 2022 e devem permanecer assim, pelo menos, até a virada para 2023. O principal fator para essa lateralidade dos preços é a falta de apetite dos consumidores internos.
O analista de mercado da Grão Direto, Ruan Sene, explica que as indústrias compradoras já estão confortáveis diante de estoques satisfatórios para virar o ano tranquilamente e, mediante a esse poder de barganha, tentam puxar os preços para baixo.
A expectativa é que o cenário mude com a virada de ano e o mercado interno tomando o protagonismo das movimentações de janeiro até junho, antes das exportações voltarem ao foco principal.
Olhando para esse comércio exterior, o analista destaca que o mês de dezembro deve se encerrar com mais de 5 milhões de toneladas de milho embarcadas e levar o ciclo 2022 a superar o recorde de exportações de 2019. Já para 2023, a chegada da China demandando o grão brasileiro deve levar o país a renovar novamente este recorde.
A projeção de Sene para o mercado de milho em 2023 é de cenário positivo diante da perspectiva de alta produção na segunda safra e de demanda aquecida tanto no mercado nacional quanto no internacional. Os pontos de atenção deverão ser o câmbio, novidades do conflito Rússia x Ucrânia, a safra da Argentina e as questões políticas e econômicas do Brasil.
Confira a íntegra da entrevista com o analista de mercado da Grão Direto no vídeo.
1 comentário
Radar Investimentos: Milho brasileiro encontra barreiras no mercado internacional
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
CESAR AUGUSTO SCHMITT Maringá - PR
O engraçado é que o vivente já conta com uma "alta perspectiva" da produção da segunda safra. Como diria minha falecida mãe: isso é a mesma coisa de contar com o ovo no c* da galinha. Bah......analistas de mercado.....