Viagem de Lula aos Estados Unidos foi confirmada para janeiro, dizem fontes

Publicado em 07/12/2022 16:59

Logotipo Reuters

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) -A viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos para se reunir com o presidente norte-americano, Joe Biden, deverá ser feita em janeiro, disseram à Reuters três fontes que acompanham as negociações.

Lula foi convidado para uma visita aos EUA pelo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano, Jake Sullivan, e por Juan Gonzalez, assessor para América Latina, com quem esteve na segunda-feira. O convite abria a possibilidade de o presidente eleito ir a Washington ainda em dezembro --como ele chegou a dizer que gostaria-- ou em janeiro, já como empossado.

Na conversa, de acordo com o ex-chanceler Celso Amorim, Lula explicou que dado o tempo curto e uma série de decisões que precisa tomar nos próximos dias, seria difícil a viagem ainda em dezembro, mas ainda seria avaliado.

De acordo com as fontes ouvidas pela Reuters, ficou acertado, em conversas com auxiliares na terça-feira, que a viagem será feita de fato em janeiro, já com Lula como presidente empossado.

A data, no entanto, ainda depende de conversas entre os dois lados, para que se possa verificar a agenda de ambos os presidentes.

(Reportagem de Lisandra ParaguassuEdição de Alexandre Caverni)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário