Mato Grosso deve plantar quase 100% da safrinha de milho 23 dentro da janela ideal
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2022/23.
O levantamento do Instituto aponta que, com a finalização da semeadura da soja na última sexta-feira (02), o Mato Grosso terá condições de plantar 98,8% da segunda safra de milho dentro da janela ideal, que vai até a última semana de fevereiro.
“Dois fatores contribuem para essa estimativa, o primeiro é a maior adoção de ciclos de cultivares mais precoces por parte dos produtores e o segundo, o aumento do parque de máquinas nos últimos anos”, explica o Imea.
Porém, os técnicos do instituto ressaltam que é importante ressaltar que a estimativa não leva em consideração o fator climático, que pode influenciar no andamento da colheita da soja e consequentemente, na semeadura do cereal.
“Exemplo disso, temos a safra passada que apresentou velocidade recorde no plantio da soja, no entanto, o percentual de áreas semeadas do milho na janela ideal foi de 82,74%”.

Estimativas Safra 2022/23
As projeções para a safra 2022/23 de milho no Mato Grosso não apresentou alterações com relação ao último relatório na área semeada, produtividade e produção.
Sendo assim, o Imea segue esperando plantio de 7,42 milhões de hectares, incremento de 3,78% com relação ao ano anterior, produtividade média de 104,29 sacas por hectare, com elevação de 2,09% comparado à safra 21/22 e a produção deverá ser de 46,41 milhões de toneladas, patamar 5,87% maior do que o passado.
0 comentário

China está na "iminência" de abrir mercado de farelo de milho ao Brasil, diz Fávaro

Radar Investimentos: Os preços do milho seguem sustentados no mercado físico

Pesquisa do IAC mostra que monitoramento climático contribui para a previsão e controle de pragas no milho

Milho cai mais de 1% na B3 nesta tarde de 4ª, com mercado ainda muito volátil de olho na safrinha

Consequências do plantio tardio, falta de chuva e ataque de lagartas preocupam produtividade do milho

Milho dá sequência às altas em Chicago e encerra o dia com mais de 1% de alta; B3 acompanha