Soja retoma negócios com estabilidade na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira pós feriado nos EUA
Os negócios foram retomados na Bolsa de Chicago no início da tarde desta sexta-feira (25) e os futuros da soja voltaram do feriado de Ação de Graças nos EUA operando em campo positivo. Perto de 12h (horário de Brasília), as cotações subiam entre 5,75 e 6,50 pontos nos principais vencimentos. No entanto, logo o mercado inverteu o sinal e passou a operar no vermelho, com perdas de pouco mais de 1 ponto nas posições mais negociadas. Assim, o janeiro tinha US$ 14,33 e o maio - referência para a safra brasileira - a US$ 14,47 por bushel
Ainda na CBOT, sobem também o farelo de soja, o milho e o trigo. O óleo tem estabilidade neste início de sessão.
Segundo explica a equipe da Agrinvest Commodities, "o mercado está de olho no atraso do plantio do milho e da soja na Argentina, puxando inclusive os futuros do farelo de soja". A semeadura é uma das mais atrasadas das últimas décadas e traz preocupação não só aos mercados, mas sobretudo aos produtores rurais.
Além disso, os traders estão atentos também à nova rodada do dólar soja na Argentina, que pode ser anunciada hoje pelo ministro da economia, Sérgio Massa, e vir ainda mais atrativa, com 225 pesos por dólar, contra 200 do programa de dezembro. A inflação no país, afinal, não para de crescer.
Além disso, ainda sobre a América do Sul um dos focos - e o mais importante deles agora - são as condições climáticas. "Os players se mantém atentos as previsões climáticas para a América do Sul, com foco
principal na Argentina, que tem sido assolada pela seca", afirma Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro.
Segundo apuração da Labhoro, "o modelo GFS desta manhã indica para o Brasil clima seco em grande parte do RS, oeste do
PR, MS, sudoeste do MT. Leves acumulados em SC, grande parte do PR, SP, sul e oeste de MG, sul de GO, MT, norte do MA e do PI. leves a moderados no norte de MG, norte de GO, MATOPIBA".
Já para o Paraguai e para a Argentina, as condições esperadas ainda são de tempo seco, apenas com leves volumes podendo ser registrados em Buenos Aires no dia 30.
0 comentário
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo