Agro Plus lança manual inédito sobre destino de resíduos e rejeitos em propriedades rurais

Publicado em 18/11/2022 16:13
Cerca de 32,8 milhões de brasileiros vivem no campo, onde a coleta e destinação de resíduos sólidos, feitas pelos municípios, ainda é incipiente

Agricultores de todo o país terão acesso a uma cartilha que apresenta orientações técnicas sobre a coleta e destinação correta de resíduos sólidos, reciclagem, compostagem, logística reversa e tratamento de efluentes em propriedades rurais, temas que vêm despertando atenção de autoridades e da sociedade apenas em espaços urbanos.

Coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e produzido no âmbito do Agro Plus – maior programa privado de assistência técnica agrícola do Brasil - o “Manual de Resíduos Sólidos em Propriedades Rurais”, de 85 páginas, contou com a colaboração também da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

A realidade da coleta e destinação dos resíduos em áreas rurais é um problema complexo, pois há muitos municípios que não oferecem cobertura completa da gestão de resíduos, seja na coleta de orgânicos ou seletiva, para toda a população e propriedades rurais, que se veem obrigadas a cuidar do problema por iniciativa própria. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 32,8 milhões de brasileiros vivem em áreas rurais.

Nas primeiras páginas, o Manual analisa a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que entrou em vigor em 2010, com a Lei 12.305, e mostra a evolução da legislação brasileira para o setor, que começou com a Lei do Agrotóxico, de 1989 (Nº 7.802). Nos capítulos seguintes, a cartilha explica sobre os resíduos produzidos nas propriedades rurais, classificados pela lei como “resíduos agrossilvopastoris”, resultante das atividades de colheita, como palha, maquinário, equipamentos de segurança individual e embalagens de defensivos - estes têm destinação determinada por legislação específica.

Da produção dos resíduos ao descarte e destinação, o Manual discorre sobre a necessidade de educação ambiental de moradores e trabalhadores rurais, ensina a classificar o resíduo entre perigoso e não perigoso, orienta sobre o transporte adequado de resíduos nocivos, destaca as restrições impostas à incineração do lixo a céu aberto e até oferece um projeto básico de compostagem de dejetos orgânicos, que pode ser executado com facilidade por qualquer produtor rural.

“Enfrentar e solucionar a questão da coleta e destinação adequada de resíduos sólidos em propriedades rurais é um passo fundamental para elevarmos o patamar de sustentabilidade no campo que o Agro Plus almeja”, diz Bernardo Pires, gerente de sustentabilidade da ABIOVE.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abiove

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário