Volume de frete rodoviário de açúcar sobe 58,2% no Brasil este ano, aponta Fretebras

Publicado em 18/11/2022 14:33

Logotipo Reuters

(Reuters) – O volume de fretes rodoviários de açúcar no Brasil subiu 58,2% entre janeiro e outubro deste ano ante o mesmo período do ano passado, segundo dados da Fretebras, com boas condições climáticas beneficiando a safra em algumas regiões, além de produtores e transportadores recorrendo mais a caminhoneiros autônomos em busca de redução de custos.

Segundo a plataforma online de transportes de carga, o maior crescimento no volume de fretes foi em Goiás (+182%), onde as condições climáticas foram mais favoráveis, apontando para um aumento da safra, apesar da queda na área de produção.

Em seguida, vieram Paraná (+47%), o maior produtor São Paulo (40%) e Minas Gerais (36%), onde as boas chuvas registradas até fevereiro ajudaram na lavoura.

São Paulo registrou aumento no transporte da commodity a despeito do impacto negativo na produção causado por problemas climáticos decorrentes do fenômeno La Niña, somados à concorrência com o milho e a soja, que tiveram valores mais altos no mercado externo

Segundo o diretor de Operações da Fretebras, Bruno Hacad, o aumento no volume se deve, ainda, à tentativa de amenizar os altos custos com transporte, uma vez que a contratação de transportadores autônomos pode ser até 30% mais em conta que manter uma frota própria.

Ele afirma que em outubro o preço médio do diesel no país foi 30% maior que o registrado em outubro de 2021, mesmo após três reduções seguidas feitas pela Petrobras nas refinarias desde agosto e a isenção dos impostos federais.

“Os transportadores buscam por opções que tragam mais economia, como a contratação de caminhoneiros autônomos por meio dos aplicativos de frete”, disse Hacad, em nota.

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário