Arco Norte ganha protagonismo nas exportações de milho no Mato Grosso
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a comercialização para a safra de milho 2021/22.
Os dados do Instituto e da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) apontam que 14,03 milhões de toneladas de milho foram enviadas pelo Mato Grosso para outros países no acumulado entre julho e outubro de 2022.
Esse volume é 64,55% maior do que o registrado na mesma janela da safra passada. “O incremento é reflexo da queda na produtividade da temporada 2020/21, a produção recorde e o aumento da demanda pelo cereal”, explica.
O destaque da temporada fica por conta de uma mudança de rota de escoamento do estado, com a participação do Arco Norte crescendo 6,46 pontos percentuais e já totalizando 54,12% do volume exportado. Enquanto isso, o Arco Sul caiu dos 52,24% da safra passada para 45,88% na atual janela.
“Esse movimento se justifica pelo aumento da produção na região norte de Mato Grosso, próxima ao Arco Norte, e investimentos em logística nos portos e rodovias, que tornaram o arco mais atrativo para o escoamento”, afirma o Imea.

0 comentário

Milho dá sequência às altas em Chicago e encerra o dia com mais de 1% de alta; B3 acompanha

Condição da 2ª safra de milho do Paraná tem piora, diz Deral

Cigarrinha-do-milho: monitoramento aponta baixa infecção bacteriana

StoneX reduz oferta de milho 24/25 e chama atenção para clima

Radar Investimentos: contratos futuros de milho encerraram a segunda-feira majoritariamente em alta

Milho devolve parte das altas em Chicago e tem manhã de 3ª feira com ligeiras perdas