Cecafé apresenta ‘case’ do Projeto Carbono na principal feira de café da Colômbia
Em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou, de 30 de setembro a 2 de outubro, da segunda edição da Feira Internacional de Café, Cacau e Agroturismo de Huila (Ficca-Huila), na Colômbia.
A gestora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da entidade, Silvia Pizzol, levou ao evento o case "Balanço de carbono na cafeicultura de Minas Gerais com boas práticas agrícolas - Uma experiência brasileira", projeto promovido pelo Cecafé, em parceria com o Imaflora, que atestou que a atividade cafeeira é carbono negativo, ou seja, sequestra mais carbono do que emite os gases de efeito estufa na atmosfera.
"Apresentamos os trabalhos que realizamos em 40 propriedades de Minas, cujos resultados demonstram que a cafeicultura brasileira, já carbono negativo em seu formato tradicional, torna-se ainda mais sustentável quando se considera a transição para uma atividade mais conservacionista, com boas práticas agrícolas. Nesse manejo, constatou-se um balanço negativo de carbono de 10,5 toneladas de CO2eq por hectare ao ano, colocando a cafeicultura brasileira como importante ativo para a mitigação das mudanças climáticas”, destaca Silvia.
O resultado apresentado pelo Cecafé no evento colombiano foi ao encontro do tema principal da Ficca-Huila, que teve como objetivo aproximar os pequenos produtores dos compradores internacionais, que buscam mais sustentabilidade.
A apresentação do Projeto Carbono pelo Conselho compôs a agenda acadêmica da Feira, que também contou com contribuições da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Organização dos Estados Americanos (OEA), Federación Nacional de Cafeteros de Colombia, entre outros. Além da palestra, a atividade da delegação nacional envolveu, ainda, promoção e degustação dos Cafés do Brasil.
A Ficca-Huila é a principal feira da Colômbia nos setores de café e cacau e recebe mais de 10 mil visitantes por edição. O evento tem a premissa de capacitar e lançar os produtores desse Departamento colombiano ao mercado exterior, por meio de capacitação a todos os atores da cadeia produtiva: produção, comercialização e consumo.
0 comentário
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)
Chuvas regulares trazem expectativa de uma boa safra de café em Minas Gerais, diz presidente da Faemg
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo
Após fortes altas, mercado cafeeiro inicia 3ª feira (26) com ganhos moderados e realização de lucros
Café em alta: novo recorde em exportação sinaliza que mundo abraça cada vez mais os grãos de Minas