Um dia após granizo no café: Na principal região produtora, Juruaia declara situação de emergência
Um dia após a intensa chuva de granizo que atingiu o parque cafeeiro no sul de Minas Gerais, o município de Juruaia decretou situação de emergência na zona rural e urbana.
De acordo com o documento, a chuva do último dia 8 de novembro resultou em consideráveis perdas na produção agrícola. O município é um importante produtor de café arábica, mas outros produtos como, por exemplo os grãos, também foram afetados pelo evento climático.
"Por consequências ocorreram perdas financeiras culminando em danos e prejuízos imensuráveis, que impossibilitarão o cumprimento das obrigações por parte dos produtores rurais deste município", afirma o decreto.
Veja fotos registradas nas cidades de Minas Gerais ontem:
Leia mais:
Ressalta ainda danos materiais, ambientais e sociais na cidade. Produtores e técnicos estão em campo nesta quarta-feira (9) no sul de Minas Gerais para emissão dos laudos. Lideranças afirmam que ainda não é possível "bater o martelo" nas perdas, mas estima-se que pelo menos 30 municípios produtores de café foram afetados.
A condição traz bastante preocupação para o setor, já que até então era esperada certa recuperação na produção do ano que vem. Além disso, muitos produtores que já haviam sido afetados pela seca prolongada e por geadas, voltaram a ser atingidos pelas condições climáticas.
Veja o decreto assinado nesta quarta-feira (9):
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)