Williams, do Fed, sinaliza relativa estabilidade das expectativas de inflação de longo prazo
Por Michael S. Derby
(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, citou a relativa estabilidade das expectativas de inflação de longo prazo como uma boa notícia nesta quarta-feira, já que o banco central dos Estados Unidos continua trabalhando para levar as pressões sobre preços de volta ao nível desejado.
“A importância de manter expectativas de inflação bem ancoradas é um princípio fundamental do banco central moderno, mas seu significado e validação precisos estão abertos à interpretação”, disse Williams no texto de um discurso a ser proferido a uma audiência em Zurique.
“As notícias são principalmente boas – as expectativas de inflação de longo prazo nos Estados Unidos permaneceram notavelmente estáveis em níveis amplamente consistentes com o objetivo (do Comitê Federal de Mercado Aberto) de longo prazo”.
Williams não comentou sobre política monetária ou perspectivas econômicas em seus comentários.
Williams, que também é vice-presidente do Fomc, que define os juros, divulgou suas opiniões enquanto o Fed vem realizando uma pressão agressiva com aumentos na taxa de juros visando reduzir os níveis mais altos de inflação em quatro décadas.
Até agora, os aumentos na taxa de juros do Fed, agora entre 3,75% e 4%, não reduziram as pressões sobre os preços para a meta oficial de 2%.
(Reportagem de Michael S. Derby)
0 comentário
Ibovespa cai 2% e marca mínima desde junho após pacote fiscal desapontar
Dólar fecha perto dos R$6,00 com desconfiança do mercado sobre pacote fiscal
Taxas disparam após decepção com pacote e precificam 10% de chance de alta de 100 pontos-base da Selic
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia e antes de dados de inflação
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal