Minério de ferro sobe com apoio regulatório para incorporadoras da China
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com a referência na bolsa de Dalian atingindo uma máxima de duas semanas, já que um iminente apoio de financiamento de bonds para incorporadoras na China alimentou ainda mais uma recuperação do ingrediente siderúrgico.
O minério de ferro recuperou alguma força este mês, após ter registrado queda em outubro devido a preocupações com o enfraquecimento da demanda de aço na China, a maior produtora mundial, principalmente em razão das restrições da Covid-19 e da desaceleração do setor imobiliário.
Inicialmente apoiados por especulações sobre a China relaxar suas rígidas restrições à Covid, os ganhos do minério de ferro se ampliaram depois que o órgão autorregulador do mercado interbancário da China disse na terça-feira que expandirá o financiamento de bonds para empresas privadas, incluindo desenvolvedoras, com apoio do banco central.
As ações das incorporadoras imobiliárias chinesas dispararam após a notícia.
O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com alta de 2,6%, a 686 iuanes (94,62 dólares) a tonelada, depois de atingir seu maior valor desde 24 de outubro, a 691,50 iuanes.
Na Bolsa de Cingapura, minério de ferro de referência de dezembro subiu 0,8%, a 88,55 dólares a tonelada.
"Com manchetes como a China expandindo ferramentas financeiras para apoiar desenvolvedores... não é difícil ver por que o sentimento tem sido positivo", disse Zenon Ho, analista da corretora de commodities Marex.
No entanto, permaneceram as dúvidas sobre se os ganhos no complexo ferroso poderiam ser sustentados, dadas as preocupações com o aumento de novos casos de Covid-19 na China, que reafirmou sua política de zero Covid.
A demanda por minério de ferro na China também deve permanecer fraca, já que as margens negativas do aço levaram algumas usinas a limitar a produção, e com as habituais restrições à produção de aço no inverno se aproximando.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Ibovespa cai 2% e marca mínima desde junho após pacote fiscal desapontar
Dólar fecha perto dos R$6,00 com desconfiança do mercado sobre pacote fiscal
Taxas disparam após decepção com pacote e precificam 10% de chance de alta de 100 pontos-base da Selic
Ações europeias se recuperam com impulso de papéis de tecnologia e antes de dados de inflação
Dólar ultrapassa R$6,00 pela 1ª vez na história com reação do mercado à reforma do IR
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal