HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Pelo 2º dia consecutivo, lavouras de café arábica no Sul de MG são atingidas por forte chuva de granizo

Publicado em 08/11/2022 15:56 e atualizado em 08/11/2022 17:17
Fundação Procafé confirma chuvas e alerta para problemas na safra de 2023; Cerrado Mineiro tem registros pontuais

Logotipo Notícias Agrícolas

Pelo segundo dia consecutivo, municípios produtores de café arábica foram atingidos por intensa chuva de granizo na tarde desta terça-feira (8) no Sul de Minas Gerais. As informações foram confirmadas pela Fundação Procafé. Além do Sul de Minas, algumas lavouras no Cerrado também foram atingidas pelo granizo. 

As cidades de Campos Gerais e Boa Esperança, atingidas já na tarde de ontem, voltaram a sentir o impacto da intensidade da chuva. As lavouras de arábica foram de fato danificadas, mas só será possível contabilizar os danos nos próximos dias. Também foi registrado granizo em Bambui, Nova Resende, Monte Belo, Alterosa e em Alfenas, de acordo com informações enviadas por produtores ao Notícias Agrícolas

Alysson Fagundes, pesquisador da Procafé, explica que apesar de ainda não ser possível saber o tamanho do estrago, as chuvas com certeza trarão mais problemas na safra do ano que vem - até agora estimada com possível recuperação na produção de arábica depois de dois anos de outros problemas climáticos afetando a produção. Além de danificar as folhas, a chuva de granizo também derruba os frutos, impactando a produtividade do ano que vem. 

Imagens registradas no Sul de Minas na tarde desta terça-feira (8): 
 

Sul de MG 08112022 (1)
Nova Resende/MG
Sul de MG 08112022 (5)
Nova Resende/MG
Sul de MG 08112022 (6)
Nova Resende/MG
Sul de MG 08112022 (4)

*As imagens foram enviadas pelos produtores Amilton Jonas Batista e Cristiane dos Reis Lopes Batista

Veja também vídeos enviados ao Notícias Agrícolas: 

 

+ Lavouras de arábica são atingidas por granizo no Sul de Minas Gerais

Desde a semana passada as previsões meteorológicas vêm indicando condição de chuvas nas principais áreas de arábica do país. No entanto, segundo Alysson, as chuvas estão chegando com intensidade, mas sem volumes significativos, aumentando as preocupações. 

Veja imagens registradas na tarde de ontem: 

Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),  explica que enquanto estiver com aviso de tempestade as condições para granizo vão permanecer. Quando se tem elevação das temperaturas, como está acontecendo, tem a tendência da formação de granizo.   Nesta terça-feira, as temperaturas  ficaram acima de 30ºC em boa parte das áreas de produção de arábica em Minas Gerais. Em Araguari/MG, no Cerrado Mineiro, as máximas chegavam a 34ºC na tarde desta terça-feira. 

O estado está com alerta amarelo para tempestade que é válido até o período da noite desta terça. "Novembro é um mês chuvoso, já estamos caminhando para o Verão a estação mais chuvosa e a Primavera tem essa característica, o calor e a umidade favorece esse tipo de La Niña. A tendência é que as condições do tempo persistam com essas características nos próximos dias", afirma Andrea. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias no Sudeste do Brasil: 

MG
Fonte: Inmet 

Histórico

Desde a chegada da Primavera de Minas Gerais é atingido por intensa chuva de granizo. No início do mês, 13 mil hectares de arábica foram atingidos, de acordo com levantamento realizado pela Emater-MG. No início desta semana também foram registrados casos pontuais de chuva intensa. 

O número representa 77% do total atingido pelas chuvas em Minas Gerais. O levantamento da Emater-MG mostra que 1.090 cafeicultores sofreram algum tipo de perda. Os municípios de Andradas, Coqueiral, Campanha e Paraguaçu, no Sul do estado, foram os que tiveram as maiores áreas de café prejudicadas pelo fenômeno.

A segunda cultura com maior área atingida pelas chuvas de granizo foi a citricultura, com 2,4 mil hectares. Pelos menos 135 citricultores mineiros relataram perdas. Os pomares mais afetados estão em Campanha, Paraguaçu e Três Corações, no Sul de Minas, além de Tocantins, na Zona da Mata.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário