EUA pedem que Ucrânia esteja aberta a negociações com Rússia, diz Washington Post

Publicado em 07/11/2022 08:04

Logotipo Reuters

WASHINGTON/KIEV (Reuters) - Os Estados Unidos estão reservadamente incentivando a Ucrânia a sinalizar uma abertura para negociar com a Rússia, informou o Washington Post, enquanto o Departamento de Estado disse que Moscou estava intensificando a guerra e não desejava seriamente se envolver em negociações de paz.

O jornal citou fontes não identificadas dizendo que o pedido de autoridades americanas não visava empurrar a Ucrânia para a mesa de negociações, mas uma tentativa calculada de garantir que Kyiv mantenha o apoio de outras nações.

Autoridades dos EUA e da Ucrânia reconheceram que a proibição do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy de conversar com o presidente russo, Vladimir Putin, gerou preocupação em partes da Europa, África e América Latina, onde os efeitos da guerra sobre os custos de alimentos e combustível são sentidos mais fortemente, disse o Post.

"A fadiga da Ucrânia é uma coisa real para alguns de nossos parceiros", disse uma autoridade dos EUA não identificada.

Zelenskiy assinou um decreto em 4 de outubro declarando formalmente a possibilidade de qualquer conversa ucraniana com Putin "impossível", mas deixando a porta aberta para conversas com a Rússia.

O Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca não fez comentários imediatos sobre a precisão da matéria.

Um porta-voz do Departamento de Estado respondeu: "Já dissemos isso antes e diremos novamente: as ações falam mais alto que as palavras. Se a Rússia estiver pronta para a negociação, deve parar suas bombas e mísseis e retirar suas forças da Ucrânia.

"O Kremlin continua a escalar esta guerra. O Kremlin demonstrou sua relutância em se envolver seriamente em negociações desde antes mesmo de lançar sua invasão em grande escala da Ucrânia."

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário