Biden critica candidatos que ameaçam não aceitar resultado eleitoral e culpa Trump
Por Jeff Mason
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na quarta-feira que as ameaças de alguns candidatos republicanos de não aceitarem os resultados das eleições de 8 de novembro se perderem é uma ameaça à democracia e culpou o ex-presidente Donald Trump por inspirá-los.
"Não se enganem, a democracia está nas urnas para todos nós", disse Biden em um discurso poucos dias antes de os norte-americanos decidirem se os democratas mantêm o controle do Senado e da Câmara dos Deputados ou entregam o poder aos republicanos.
Biden, falando na Union Station de Washington, não muito longe do Capitólio, usou o ataque de martelo a Paul Pelosi, marido da presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, em sua casa em San Francisco como evidência de que a democracia está ameaçada menos de dois anos após o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.
"O agressor entrou na casa perguntando: 'Onde está Nancy? Onde está Nancy?' Essas foram as mesmas palavras usadas pela multidão quando invadiu o Capitólio dos EUA em 6 de janeiro", disse Biden.
Ele pediu aos eleitores que "pensem muito sobre o momento em que estamos".
"Enquanto estou aqui hoje, há candidatos concorrendo a todos os níveis de cargos nos Estados Unidos - governador, Congresso, procurador-geral - que não se comprometem a aceitar os resultados das eleições", declarou ele.
Biden disse que aqueles que ameaçam não aceitar o resultado da eleição foram inspirados por Trump, que está avaliando uma candidatura à Presidência em 2024, enquanto Biden trabalha para decidir se quer buscar outro mandato de quatro anos.
Biden disse que "a democracia americana está sob ataque" porque Trump não aceita os resultados das eleições de 2020 que ele perdeu para Biden.
"Ele se recusa a aceitar a vontade do povo, ele se recusa a aceitar que perdeu", afirmou Biden.
Separadamente, o ex-presidente Barack Obama também levantou preocupações sobre a democracia.
Falando em um comício democrata para candidatos estaduais no Arizona na noite de quarta-feira, Obama lembrou os movimentos antigos para garantir que mulheres, afro-americanos e outros que foram marginalizados pudessem participar de uma democracia que ele disse estar agora em risco.
Biden, que junto com Obama está engajado em campanha para os democratas nos últimos dias antes das eleições de meio de mandato da próxima terça-feira, enfrenta a possibilidade de que os republicanos ganhem o controle do Congresso, o que impediria sua agenda.
A maioria das previsões mostra que os republicanos devem assumir o controle da Câmara, enquanto o Senado é dúvida.
(Reportagem de Andrea Shalal e Jeff Mason)
1 comentário
Lula diz que pretende assinar acordo Mercosul-UE ainda este ano, mesmo sem apoio da França
Para manter jovens no campo, CRA aprova programa e crédito para agricultores
Comissão de Educação do Senado debaterá 'viés político e ideológico' contra agronegócio em livros didáticos
Senadores reagem a deputado francês que comparou carne do Brasil a lixo
Rússia diz que corte de apoio militar à Ucrânia por Trump seria “sentença de morte” para militares ucranianos
Petróleo fica estável após aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA
Marcos Antonio Beltrame Ronda Alta - RS
Estive, há poucos dias, nos EUA e a conversa lá é bem diferente do que Biden diz! A democracia está ameaçada pelos democratas.É a mesma conversinha daqui do Brasil. A esquerda é igual em todos os lugares. É só mentiras e sabotagem.
Nao sei, mas tem jornais informando que o Fernandes da Argentina ja' veio pedir dinheiro pro Lula-----Estou muito curioso de observar o comportamento do congresso-----
Agora os cargos de confiança vão bater recordes..., haja grana.., com a recessão mundial, dessa vêz o Brasil quebra. ou vamos para a hiper inflação, com desemprego e desabastecimento, igual na época, do governo Sarney.
Não se pode esquecer também de separar a parte do butim, dos eternos mamadores, do capitalismo de compadres, e se possivel, devolver às empreiteiras, e também aos ex diretores da Petrobras, o numerário, que a Lava Jato, havia recuperado, do esquema do Petrolão.
Vivo matutando, com o intuito de entender- pelo menos um pouco, as "viradas" dos "maus" políticos e, a imprensa brasileira.
Mas, vamos aos busílis:
O uso da semântica é a arma mais usada, nessa guerra de narrativas.
Quem não ouviu ou leu essa expressão: "PEC KAMIKASE"!
Como se fosse mais um crime, entre muitos imputados ao bolsonarismo.
Mas, logo após a vitória do petismo NAS URNAS. Existe uma corrente, entre os vitoriosos, para que seja editada uma PEC DA TRANSIÇÃO (novo nome após a vitória)
Ou seja, antes do PT assumir o governo, querem que os atuais legisladores aprovem uma emenda constitucional, autorizando o governo que vai assumir em 2023, um aumento no TETO DE GASTOS DE R$ 200 BILHÕES.
O chamado ORÇAMENTO SECRETO, mais outro ato criminoso do Bolsonaro, também, como que por milagre, mudou de nome. Agora é chamado de EMENDA DO RELATOR.
Inclusive, está sendo usado como moeda de troca, com o Líder vencedor nas URNAS.
Ou seja, o movimento político brasileiro, para ser entendido, é só fazendo a comparação com a "biruta de aeroporto". Cujo movimento, num dia de rajadas de vento revoltos, muda sua posição infinitas vezes.
Ah! Quanto à imprensa... Ah! Essa não tem termo civilizado para fazer tal comparação.
Enfim ... Só me resta dizer ...
SE MANCA ! ... SEMÂNTICOS !!!
Bom dia, a virada dos mais políticos, primeiro que ninguém vira e sim já nasce pode até se esconde mas logo mostra a que veio, o povo brasileiro está deixando ser dominado por alguns poucos que escancaram a cada dia mais a suas ideologias, a pergunta e simples.e o amanhã como será, porque sem um líder sem armas e sem o nosso exército e as nossas polícias nós não teremos forças pra reagir
Tomara que Não tenham no Congresso , Representantes suficientes
com a Cabeça de Honestidade e não Aprovem 200 bilhôes , para Gastança do PT; o qual foi provado entre 2003 e 2015 os Desvios maiores da História do Mundo. Estão Chegando ao Pote , se Afastem.
Sr Elvio deram as chaves do cofre pra ele novamente só que pra ele poder entrar tem que por um deles em cada cofre e colocar um aliado nos outros por ai vc já sabe o que vai acontecer 200 BI e só pra entrar imagina mais 4 anos então e so esperar que em menos de um ano vc já vai ver a choradeira, acusou o Bolsonaro de.nao dar aumento real vai entrar e.vai manter os aumentos, e mais vai tirar os 600 pila.e dividir por 4 e isso e pra poder comprar mais a final ele falou se der 10 reais a um pobre ele vai ser fiel, imagina dar 150.00 então kkkkkk