Rússia diz que Ocidente tem que parar de "encorajar provocações" para evitar desastre nuclear

Publicado em 02/11/2022 12:53

Logotipo Reuters

(Reuters) - A Rússia disse nesta quarta-feira que evitar um conflito nuclear entre as potências nucleares mundiais é sua maior prioridade, mas acusou o Ocidente de "encorajar provocações com armas de destruição em massa".

As capitais ocidentais disseram que Moscou está por trás de um aumento da retórica nuclear desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro - mais recentemente acusando repetidamente Kiev de planejar o uso de uma "bomba suja" radioativa sem oferecer provas. Kiev negou ter qualquer plano desse tipo.

O Ministério das Relações Exteriores russo disse temer que as cinco potências nucleares declaradas estejam "à beira de um conflito armado direto" e que o Ocidente deveria parar de "encorajar provocações com armas de destruição em massa, o que pode levar a conseqüências catastróficas".

"Estamos fortemente convencidos de que na atual situação complicada e turbulenta, causada por ações irresponsáveis e impudentes que visam minar nossa segurança nacional, a tarefa mais imediata é evitar qualquer choque militar das potências nucleares", disse o ministério em uma declaração.

Moscou disse que se manteve fiel a uma declaração conjunta emitida junto com os Estados Unidos, China, Reino Unido e França em janeiro, afirmando sua responsabilidade conjunta de evitar uma guerra nuclear.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário