Knot diz que próximo aumento de juros do BCE deve ser de entre 0,50 e 0,75 p.p
AMSTERDÃ (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) pode aumentar seus juros em 0,75 ponto percentual novamente em sua próxima reunião de política monetária em dezembro, disse o membro do Conselho do BCE, Klaas Knot, neste domingo.
O banco central dos 19 países que compartilham o euro elevou a taxa de juros que paga sobre depósitos bancários em 0,75 ponto na semana passada, atingindo 1,5%, nível mais alto desde 2009.
"Vamos dar um passo significativo nos juros novamente em dezembro", disse Knot em entrevista ao programa de TV holandês Buitenhof, acrescentando que o próximo aumento deve ficar entre 0,50 e 0,75 ponto.
"Ainda não chegamos nem ao intervalo (do jogo)", disse Knot sobre a luta do BCE contra o aumento da inflação na zona do euro.
"Ainda estamos retornando os juros ao seu nível neutro, para o qual também precisaremos da reunião de dezembro."
O BCE continuará apertando sua política monetária no próximo ano, disse Knot, em uma tentativa de reduzir a inflação atualmente em cerca de 10% na área da moeda única.
"A partir de 2023, jogaremos o segundo tempo com passos menores nos juros e encolhendo nosso balanço", disse o presidente do banco central holandês.
"Então estaremos na zona em que efetivamente esfriaremos a economia, o que é necessário para reduzir a inflação de 10% para 2% nos próximos 18 a 24 meses."
(Reportagem de Bart Meijer)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade