Minério de ferro amplia queda na China e registra perdas mensais
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - O minério de ferro estendeu a trajetória de perdas nesta segunda-feira, com os preços na bolsa de Dalian caminhando para a queda mensal mais acentuada desde fevereiro de 2020, após uma retração inesperada na atividade fabril em outubro na China somar-se a uma perspectiva sombria para o maior produtor de aço do mundo.
O índice oficial de gerentes de compras de manufatura da China ficou abaixo da marca de 50,0 esperada em uma pesquisa da Reuters, puxado para baixo pela diminuição da demanda global e pelas restrições da Covid-19.
O minério de ferro mais negociado em janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 4,1%, a 606,50 iuanes (83,31 dólares) a tonelada, depois de atingir seu nível mais fraco desde 22 de julho, a 602,50 iuanes, no início da sessão.
O contrato estava a caminho de uma queda mensal de mais de 15%.
Na Bolsa de Cingapura, a referência de dezembro caiu 3,5% a 77,90 dólares a tonelada, depois de cair mais cedo para uma mínima de dois anos de 75 dólares.
O minério de ferro de Dalian caiu mais de 30% em relação ao pico de junho, de 890 iuanes por tonelada, enquanto o minério de ferro em Cingapura está mais de 50% abaixo da máxima alcançada em abril, quando superou 160 dólares.
"A pergunta na boca de todos agora é: 'até onde podemos ir?' A resposta é: 'depende da rapidez com que os fornecedores de minério de ferro marítimo de alto custo reagem aos preços mais baixos e reduzem os embarques'", disse Atilla Widnell, diretor administrativo da Navigate Commodities.
Prevê-se que os preços de referência do minério de ferro no final do ano sejam os mais baixos dos últimos três ou quatro anos, com a China e a Europa cortando a produção de aço, enquanto a pressão aumenta devido à oferta adicional.
As restrições à produção de aço no inverno e os lockdowns da Covid-19 na China devem diminuir ainda mais a demanda por minério de ferro e outros insumos siderúrgicos.
(Por Enrico Dela Cruz em Manila)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade