Reuters: Líderes mundiais parabenizam Lula por vitória no segundo turno da eleição presidencial
(Reuters) - Os presidentes de França, Chile, México, Bolívia e Portugal, além do primeiro-ministro da Espanha, parabenizaram o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela vitória no segundo turno da eleição presidencial deste domingo.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, mostrou seu apoio no Twitter ao compartilhar uma publicação de Lula e escrever "Lula. Alegria", enquanto o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, postou foto com o ex-presidente e disse que agora "haverá igualdade e humanismo" no país.
O presidente da França, Emmanuel Macron, mandou "felicitações" a Lula e disse que sua vitória abre "um novo capítulo na história do Brasil" e que juntos vão "enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países".
Pedro Sanchéz, primeiro-ministro da Espanha, também parabenizou o presidente eleito e disse que ambos vão "trabalhar juntos pela justiça social, a igualdade e contra as mudanças climáticas". Sanchéz já havia declarado apoio a Lula antes da votação deste domingo.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, emitiu comunicado afirmando que o novo mandato de Lula "corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português".
Durante a campanha, Lula prometeu restabelecer as alianças diplomáticas do país, ao acusar seu oponente, o presidente Jair Bolsonaro, de isolar o Brasil do resto do mundo.
(Reportagem de Fernando Cardoso; Edição de Eduardo Simões)
0 comentário
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade