Minério de ferro sofre pressões de oferta, mercado sente demanda enfraquecida

Publicado em 19/10/2022 08:27

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os preços de referência do minério de ferro de Cingapura caíram nesta quarta-feira, enquanto os contratos futuros de bolsa chinesa de Dalian definharam para perto das mínimas de seis semanas, após o Grupo BHP reportar maior produção trimestral da matéria-prima siderúrgica, aumentando as pressões do lado da oferta.

A BHP, a maior mineradora listada do mundo, manteve sua meta de produção de minério de ferro para o ano, alertando que a incerteza econômica global deve continuar afetando cadeias de suprimentos, custos de energia, mercados de trabalho e disponibilidade de equipamentos e materiais.

Na terça-feira, a brasileira Vale registrou um aumento de 1,1% na produção trimestral de minério de ferro, enquanto a Rio Tinto mostrou uma alta de 4% nos embarques.

O minério de ferro em Cingapura na Bolsa de Cingapura caía 0,5%, a 92,15 dólares a tonelada, por volta das 8h (horário de Brasília). Ele atingiu uma mínima de 2022 de 90,30 dólares na terça-feira.

O contrato mais negociado na bolsa de Dalian encerrou a negociação diurna em leve alta de 0,4%, a 688 iuanes (95,24 dólares) a tonelada, depois de atingir uma mínima de seis semanas de 678 iuanes na sessão anterior.

"Margens negativas e perspectivas de demanda mais fracas estão desencorajando as siderúrgicas a aumentar a produção. Por outro lado, o lado da oferta tem sido forte", disseram estrategistas de commodities do ANZ em nota.

Com os riscos de recessão global e a desaceleração da China devido à sua política de Covid zero, "muitas siderúrgicas interromperam a produção antecipadamente para reparos no inverno", disseram analistas da Huatai Futures em nota.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário