Torrefação de cooperativa mineira se torna pioneira entre indústrias de café
A grande novidade da plataforma é a implantação do e-commerce B2B. Clientes de todo o Brasil, varejistas, atacados, cafeterias poderão realizar suas compras on-line. Neste cenário, a Cooxupé é pioneira entre as indústrias de café na disponibilização de uma plataforma de e-commerce aos seus clientes Pessoa Jurídica.
“A implantação de um e-commerce B2B é algo desafiador, tendo em vista que o grande objetivo é oferecer uma plataforma comercial que os clientes enxerguem valor e, assim, contribuir para a fidelização e para o crescimento da Torrefação. O modelo de negócio presencial é muito forte no nosso segmento e a migração para o digital anda a passos largos”, comenta Mário Panhotta da Silva, superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé.
Inicialmente, a plataforma contemplou a implantação de 5 módulos: CRM (visão 360°), Vendas, E-commerce B2C, E-commerce B2B e Marketing Cloud, que foram pensados, sobretudo, para tornar o setor de Torrefação ainda mais competitivo no mercado. “Trata-se de uma nova visão de negócios. Muito mais do que tecnologia, é uma mudança da mentalidade. Um sistema robusto é fundamental para tornarmos nosso negócio mais competitivo”, diz Panhotta.
Digitalização
Hugo Furlan Júnior, supervisor de Marketing da Torrefação Cooxupé, explica que com a nova tecnologia, agora, é possível unir todas as frentes comerciais da área ao marketing digital, além de proporcionar uma experiência multicanal. “A plataforma possibilita uma visão única do cliente, ganhos numa gestão comercial centralizada e uma experiência multicanal aos clientes e parceiros”.
Gestão unificada
A torrefação possui agora 3 portais para atendimento comercial na plataforma Salesforce, totalmente integrados com o Sistema ERP Oracle EBS (sistema de gestão utilizado na cooperativa).
Assim, vendedores e representantes utilizarão para envio de pedidos o portal, os clientes pessoa física acessam o e-commerce B2C pelo endereço e os clientes pessoa jurídica e revenda têm o seu acesso no portal.
O superintendente de Controladoria e TI da Cooxupé, José Roberto Corrêa Ferreira, explica que houve um esforço conjunto para que a plataforma pudesse aproximar todos os elos da cadeia de vendas e marketing. “A execução dos processos que permeavam a cadeia era bastante complexa e foi necessário um grande esforço de toda equipe envolvida na implementação para transformar a ferramenta tecnológica escolhida em um facilitador, como solução para os negócios, permitindo que a Torrefação ficasse preparada para o desenvolvimento do mercado”, pontua.
0 comentário
Oferta restrita mantém preços do café em alta nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (27)
Café/Cepea: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)
Chuvas regulares trazem expectativa de uma boa safra de café em Minas Gerais, diz presidente da Faemg
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo