Ataque russo a instalações de energia ucranianas deixa 2 mortos em Kiev

Publicado em 18/10/2022 08:45

Logotipo Reuters

Por Pavel Polityuk e Max Hunder

KIEV (Reuters) - Um ataque com mísseis russos matou duas pessoas em Kiev nesta terça-feira, quando Moscou atacou instalações de energia ucranianas, causando explosões, incêndios e falta de energia.

Fumaça espessa subiu ao céu depois que várias explosões ocorreram pelo norte de Kiev, onde há uma usina termelétrica, disseram testemunhas da Reuters.

O fornecimento de eletricidade foi interrompido para algumas partes de Kiev por causa de "danos a um objeto de infraestrutura vital", mas depois foi restaurado, disse a empresa de energia DTEK.

A promotoria da cidade de Kiev informou que duas pessoas foram mortas e outra ficou ferida nos ataques à capital, e abriu uma investigação sobre uma possível "violação das leis e costumes de guerra".

"A Ucrânia está sob ataque dos ocupantes (russos). Eles continuam a fazer o que fazem de melhor - aterrorizar e matar civis", escreveu o presidente Volodymyr Zelenskiy no aplicativo de mensagens Telegram.

Ele disse que os ataques aéreos russos destruíram 30% das usinas de energia da Ucrânia desde 10 de outubro e que Moscou será responsabilizada por suas ações.

Autoridades locais disseram que instalações de energia foram atacadas em Kharkiv, no nordeste da Ucrânia, nesta terça-feira, e um ataque a uma instalação de energia na cidade de Dnipro, no sudeste, causou o que o governador regional Valentyn Reznichenko chamou de "danos graves".

Um ataque aéreo deixou a cidade de Zhytomyr, no norte, sem água e eletricidade, disse o prefeito, e um míssil russo atingiu um prédio de apartamentos na cidade portuária ucraniana de Mykolaiv. Zelenskiy disse que um homem foi morto no ataque.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, nega atacar civis deliberadamente, embora tenha atingido repetidamente cidades densamente povoadas em todo o país. Diz que tem como alvo a infraestrutura militar e energética.

Cinco pessoas morreram em um ataque russo a um prédio residencial em Kiev na segunda-feira, disseram autoridades ucranianas, uma semana depois que a Rússia lançou seus ataques aéreos mais pesados ​​desde os primeiros dias da guerra.

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS TR

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário