Cooperativas agropecuárias gaúchas têm boas perspectivas para as culturas de verão
O mês de outubro vai marcar o início do plantio da soja no Rio Grande do Sul. Principal cultura do Estado, os produtores já fazem a prática do manejo do solo para iniciar a semeadura da cultura, que foi muito prejudicada no período anterior devido à estiagem.
Segundo o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, existe um manejo intensivo no sentido de proteção, de dessecação de culturas de coberturas, como a questão da aveia, que são plantadas para o solo, e isso é uma prática positiva. “Teremos bastante restevas de trigo e de aveia. E a época de plantio da soja no Rio Grande do Sul começa no início de outubro e se entende até pela metade do mês”, ressalta.
No caso da cultura do milho, o dirigente salienta que houve uma certa preocupação com geadas pontuais, mas que em boa parte do Estado a lavoura está já plantada, e em alguns lugares já emergiu, “Não acreditamos em danos muito fortes devido às geadas que ocorreram na cultura do milho”, observa.
Pires reforça que a lavoura de soja deve apresentar aumento de área, conforme os prognósticos. No milho, o dirigente informa que as plantações têm apresentado um bom desenvolvimento.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso