III Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café
Franca (SP) será o palco de debates acerca das práticas sustentáveis na cultura do café durante o III Simpósio Brasileiro de Manejo Biológico da Cultura do Café. O evento acontece no espaço Villa Eventos (Rodovia Eng. Ronan Rocha, 19304), nos dias 5 e 6 de outubro. A programação contará, pois, com a participação de especialistas e produtores.
Assim, no dia 05, a abertura oficial acontece às 8h. O primeiro painel, às 8h30, será com o pesquisador do Incaper ES (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Inorbert de Melo Lima. Ele debaterá ‘Manejo biológico na cultura do café: insumos, atitudes e desafios que fazem a diferença’. Na sequência, às 9h30, André Cunha, proprietário da Fazenda Bela Época, debaterá ‘A importância da conscientização no controle do avanço de nematoides na Alta Mogiana’.
Dessa forma, às 11h10, Telmo Amado, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (RS), irá apresentar ‘Biomanejo do solo para sustentar elevada produtividade’.
Programação vespertina
A partir das 14h, Wagner Bettiol, da Embrapa Meio Ambiente, iniciará os debates com o tema ‘Controle biológico de plantas no Brasil’. Na sequência, Jean Faleiros, do Grupo Eldorado Cafés Especiais, abordará ‘O que o manejo consciente agrega na produção e comercialização dos cafés especiais’.
O último painel do dia, às 17h30, será com Flávio Medeiro, da Universidade Federal de Lavras (MG). Ele irá propor a discussão sobre ‘Avanços no conhecimento da microbiota do solo para a cultura do café’.
Mais programação
Similarmente, no segundo dia, o evento terá início às 8h, com o painel da a pesquisadora da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), Madelaine Vezon. Ela debaterá ‘Manejo Agroecológico de Pragas na Cultura do Café’ juntamente com a engenheira agrônoma, Mestre e Doutora em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, Elem Fialho Martins.
A partir das 9h, Helisson Afonso, produtor de cafés especiais, falará sobre ‘Plantas de Múltiplas funções agronômicas e seus benefícios para cafeicultura de montanha’. E, às 10h30, Madelaine retoma o debate juntamente com a engenheira agrônoma e Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, Jéssica Letícia Abreu Martins. Às 11h30, a CEO da Guima Café, Lucimar Silva, apresentará, contudo, o painel “Os objetivos da agricultura de baixo impacto para a cafeicultura de alta escala”.
No período da tarde, a partir das 13h30, Taissara Abdala Martins, gerente de sustentabilidade da Nestlé, apresentará ‘A agricultura regenerativa e conservativa: e o papel do carbono como alavanca para a cafeicultura do futuro’. Na sequência, o agrônomo Marcelo Urtado falará sobre ‘As práticas que nos levaram ser carbono negativo.
Por fim, o último painel do evento será com Antonio Luis Santi, professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS). Ele participará do painel: ‘Tarde do carbono neutro’ com o tema ‘Quanto de carbono tem dentro de uma xicara de café’.
0 comentário
Oferta restrita mantém preços do café em alta nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (27)
Café/Cepea: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)
Chuvas regulares trazem expectativa de uma boa safra de café em Minas Gerais, diz presidente da Faemg
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado desclassificados para consumo