Analistas melhoram cenário para inflação e PIB este ano no Focus

Publicado em 03/10/2022 09:19

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado voltou a melhorar suas perspectivas tanto para a inflação quanto para a atividade econômica neste ano, mantendo o cenário para a política monetária de acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O levantamento foi encerrado na sexta-feira, antes do primeiro turno da eleição para presidente, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o mais votado e disputará um tenso segundo turno com o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

O Focus mostrou que a conta para a inflação este ano caiu pela 14ª vez seguida e foi a 5,74%, de 5,88% na semana anterior. Para 2023 e 2024 não houve alterações, com a alta do IPCA calculada respectivamente em 5,00% e 3,5%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2022 é de 3,5%, para 2023 é de 3,25% e para 2024 é de 3,0%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou ainda melhora no cenário para o Produto Interno Bruto (PIB). As estimativas de crescimento são agora de 2,70% em 2022 e 0,53% em 2023, de 2,67% e 0,50% calculados antes.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda manutenção das expectativas para a taxa básica de juros, com a Selic calculada em 13,75% e 11,25% para este ano e o próximo, após o BC ter interrompido seu ciclo de aperto monetário no mês passado.

A autoridade monetária avaliou que uma elevação adicional da Selic na última reunião teria reforçado postura de vigilância e refletiria uma atividade econômica mais forte do que esperada, mas a decisão final de manter a taxa em 13,75% considerou cautela e necessidade de avaliar os impactos do aperto feito até agora nos juros.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário