Putin anuncia anexação russa de territórios ucranianos em cerimônia no Kremlin

Publicado em 30/09/2022 09:42 e atualizado em 30/09/2022 11:26

Logotipo Reuters

Por Mark Trevelyan

LONDRES (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comandou nesta sexta-feira uma cerimônia para anexar quatro regiões ucranianas parcialmente ocupadas por suas forças, intensificando sua guerra de sete meses e levando-a a uma nova fase imprevisível.

"Esta é a vontade de milhões de pessoas", disse ele em um discurso perante centenas de dignitários no Salão de São Jorge do Kremlin.

A cerimônia ocorreu três dias após a conclusão de referendos apressadamente convocados, nos quais os representantes de Moscou nas regiões ocupadas reivindicaram maiorias de até 99% a favor da adesão à Rússia.

A Ucrânia e os governos ocidentais disseram que as votações, anunciadas há apenas 10 dias, foram conduzidas sob a mira de armas e são falsas e ilegítimas.

Em um discurso repetidamente interrompido por aplausos, Putin declarou que a Rússia tem quatro novas regiões. "As pessoas que vivem em Luhansk, Donetsk, região de Kherson e região de Zaporizhzhia estão se tornando nossos compatriotas para sempre", disse.

Ele pediu à Ucrânia para cessar as ações militares e retornar à mesa de negociação. Kiev tem prometido recapturar todas as terras tomadas pela Rússia e disse que a decisão russa de anexar os territórios destruiu qualquer perspectiva de negociações.

Em seu discurso, Putin evocou a memória dos heróis russos do século 18 à Segunda Guerra Mundial e repetiu acusações familiares contra o Ocidente, acusando-o de práticas coloniais e lembrando o uso de armas nucleares pelos Estados Unidos contra o Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

As anexações apressadas significam que as linhas de frente da guerra agora passarão por território que a Rússia está declarando como seu e que Putin disse estar pronto para defender com armas nucleares, se necessário.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário