Furacão Ian atinge Cuba e segue para Flórida

Publicado em 27/09/2022 13:11

Logotipo Reuters

Por Dave Sherwood

HAVANA (Reuters) - O furacão Ian atingiu o oeste de Cuba nesta terça-feira, forçando retirada de moradores, cortando energia para quase 1 milhão de pessoas e arrancando telhados de casas enquanto segue curso para o norte em direção à Flórida.

O furacão de categoria 3 estava se aproximando da costa norte de Cuba na província de Pinar del Río no meio da manhã desta terça-feira, com ventos máximos sustentados de 200 quilômetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

O furacão atinge Cuba em um momento de grave crise econômica. Mesmo antes da tempestade, apagões de horas se tornaram eventos cotidianos em grande parte de Cuba e a escassez de alimentos, remédios e combustível deve dificultar os esforços para se recuperar da tempestade.

O furacão Ian deve se fortalecer ainda mais nesta terça-feira depois de atravessar uma faixa pela região agrícola de Cuba a oeste da capital Havana e emergir no sudeste do Golfo do México, atingindo a força de categoria 4 antes de se aproximar da costa oeste da Flórida, disse o NHC.

Chuva e ventos atingiram Havana no início desta terça-feira, mas a cidade, sob vigilância de tempestade tropical e se preparando para uma potencial tempestade, deve ser poupada do impacto dos ventos mais fortes de Ian.

O furacão Ian deve levar ventos com força de até 209 km/h e até 60 centímetros de chuva para a área de Tampa a partir da quarta-feira até a noite de quinta-feira, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.

A tempestade pode causar danos devastadores a catastróficos, com alguns locais potencialmente inabitáveis por semanas ou meses, alertou o serviço, pedindo aos moradores que se mudem para abrigos seguros antes da chegada da tempestade.

(Reportagem de Dave Sherwood em Havana; reportagem adicional de Nelson Acosta em Havana, Rich McKay em Atlanta, Brendan O'Brien em Washington)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário