HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Em plena primavera, massa de ar frio derruba as temperaturas e Sul do BR pode ter geadas na próxima madrugada

Publicado em 23/09/2022 10:49 e atualizado em 23/09/2022 11:21
"Frio tardio" é uma das características do fenômeno climático La Niña, aponta meteorologista

Logotipo Notícias Agrícolas

As primeiras horas da Primavera foram marcadas por temperaturas baixas e geadas no sul do Brasil. Segundo o meteorologista Francisco de Assis Diniz, a entrada de uma massa de ar polar derrubou as mínimas e vai manter as temperaturas em baixa no final de semana não só nos estados do Sul, mas também em áreas de São Paulo e Minas Gerais. 

Frio
Registro do frio desta madrugada em Santa Catarina

Para a próxima madrugada, Assis destaca chance para geadas em áreas de serras no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná. A intensidade da geada deve variar entre fraca e moderada nessas áreas. O frio tardio, segundo  o especialista, é uma das características do La Niña. 

"A chance de geada diminui já no domingo (25), mas o amanhecer continua frio em grande parte da Região. A circulação de ventos volta aumentar a umidade no estado do Paraná e em Santa Catarina. A previsão é de mais nebulosidade e pancadas de chuva em vários momentos do dia. No Rio Grande do Sul, tempo firme no centro e sul gaúcho, mas ainda com muita variação de nuvens no litoral. Nas áreas do norte do estado, volta a chover entre o fim da tarde e começo da noite", complementa a previsão da Climatempo. 

A massa de ar frio também vai influenciar a queda nas temperaturas no Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo, a mínima na próxima madrugada deve bater a casa dos 7ºC. Francisco afirma, no entanto, que não há riscos para geada em áreas de produção agrícola. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

GIF 23-09-2022 10-50-22 temperatura
Fonte: Inmet 

 

Já com relação às chuvas, Assis destaca que o avanço da umidade para áreas do Matopiba. Segundo ele, ainda não se trata do retorno efetivo das chuvas na área, mas a precipitação deve levar alívio depois de várias semanas de tempo muito seco, temperaturas elevadas e baixa umidade relativa do ar. 

"As chuvas devem persistir na Bahia, no norte de Minas Gerais, áreas do Tocantins. Também persiste em grande parte de Goiás e norte do Mato Grosso do Sul. O destaque mesmo é a previsão de chuva no oeste da Bahia", afirma. Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 23-09-2022 11-01-24
Fonte: Inmet 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário