Venda do milho 21/22 está atrasada no MT, mas estado exportou mais do que na safra passada, relata Imea
Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre os dados de comercialização de milho no Mato Grosso até o mês de agosto para a safra 2021/22.
Os indicativos são de que 73,65% da safra mato-grossense já foi comercializada, um avanço de 5,77 pontos percentuais no comparativo mensal. “O incremento se deu, principalmente, pela valorização nos prêmios dos portos brasileiros e nas cotações do milho em Chicago, sobretudo, na última semana do mês, que contrabalancearam a queda do dólar no mesmo período. Além da necessidade em escoar a produção recém-colhida, o que incentivou o produtor a travar negócios”.
Apesar deste avanço, o volume comercializado ainda estão 13,04 pontos percentuais atrasados com relação ao mesmo período da safra passada.
O relatório aponta ainda que o preço médio do milho negociado no Mato Grosso foi de R$ 63,78 a saca, patamar 4,15% maior do que a média do último mês.
Exportação
Ao longo do mês de agosto de 2022, o Mato Grosso exportou 4,19 milhões de toneladas de milho, um incremento de 24,02% se comparado ao mesmo período do ano passado.
“O movimento de alta foi ligado ao aumento da produção do milho no estado para a safra 2021/22 (43,84 milhões de t) e demanda externa aquecida”, explica o Imea.
Diante do cenário favorável para as exportações do cereal, o Imea espera que Mato Grosso envie para outros países 23,89 milhões de toneladas no acumulado da safra 2021/22, ampliação de 44,49% frente a safra passada.

0 comentário

Preço do milho segue caindo na Bolsa de Chicago ao longo desta terça-feira

Conab destaca bom desenvolvimento da segunda safra de milho

Plantio dos EUA segue avançando rápido e milho abre a 3ªfeira recuando em Chciago

Radar Investimentos: mercado de milho iniciou a semana sob pressão na B3

Com pressão de Chicago e da safrinha, preços do milho fecham a segunda-feira com fortes quedas na B3

Exportação de milho mantém força em abril com média diária de embarques 116% a frente de 2024