BC da China pede aos bancos que elevem volume de empréstimos, dizem fontes

Publicado em 26/08/2022 10:55

Logotipo Reuters

O banco central da China intensificou a pressão sobre as instituições financeiras com novas instruções para elevação do volume de empréstimos, disseram seis banqueiros com conhecimento do assunto.

A mensagem informal, emitida por telefone nos últimos meses para bancos comerciais, rurais e até estrangeiros, é emprestar mais dinheiro a empresas produtivas e colocar menos recursos em investimentos financeiros, disseram as fontes.

As ligações, segundo as fontes, vieram do Banco Popular da China (PBOC) e, em um caso, da Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China (CBIRC).

"O objetivo é incentivar os bancos a conceder mais empréstimos e colocar um piso como suporte da economia real", disse uma das fontes.

"Se você não empresta, você não pode investir."

O PBOC não comentou. O CBIRC, regulador bancário da China, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Três das fontes disseram que os bancos receberam uma nova exigência por meio de telefonemas para garantir que o crescimento dos empréstimos superasse os investimentos financeiros.

Outra fonte, de um banco rural, disse que seu banco foi incentivado a emprestar para pequenas empresas que sofreram o impacto de consumo mais lento e confiança em queda.

Há ainda banqueiros que receberam cotas de empréstimos mais altas pelo regulador bancário e pelo banco central, ou foram instruídos a registrar crescimento de empréstimos ano a ano em todos os meses após maio, disseram as pessoas.

Tais diretrizes informais não são novas, mas desta vez envolvem uma gama mais ampla e um maior número de bancos, de acordo com as fontes.

O valor do financiamento social total, uma medida ampla de crédito e liquidez na economia, atingiu o menor nível em seis anos em julho. No mesmo mês, os empréstimos domésticos pendentes de bancos e outras instituições financeiras depositárias cresceram 11% em relação ao ano anterior, o que foi ofuscado por um aumento de 17% nos investimentos em carteira de títulos, segundo dados mais recentes do banco central.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário