Usina nuclear sob controle russo retoma fornecimento de eletricidade à Ucrânia

Publicado em 26/08/2022 10:50

Logotipo Reuters

A usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia, retomou o fornecimento de eletricidade para a Ucrânia nesta sexta-feira, depois que um de seus seis reatores foi reconectado à rede ucraniana, disse a empresa nuclear estatal Energoatom.

A maior usina nuclear da Europa, localizada no sul da Ucrânia, foi desconectada da rede ucraniana pela primeira vez em sua história na quinta-feira, depois que um incêndio causado por um bombardeio danificou uma linha de energia, segundo Kiev.

"A usina nuclear de Zaporizhzhia está conectada à rede e está produzindo eletricidade para as necessidades da Ucrânia", disse a Energoatom em comunicado nesta sexta-feira.

A Rússia, que invadiu a Ucrânia em fevereiro, assumiu o controle da usina nuclear em março, embora ainda o local seja operado por técnicos ucranianos que trabalham para a Energoatom.

"Hoje... às 14h04 (horário local), uma das unidades de energia da usina nuclear de Zaporizhzhia que desligou ontem foi conectada à rede elétrica", disse a Energoatom.

A usina nuclear fornecia mais de 20% das necessidades de eletricidade da Ucrânia antes da guerra e sua perda aumentaria a pressão sobre o governo, que já está se preparando para um inverno difícil em tempo de guerra com escassez de energia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário