Emater e ABCZ realizam feira Pró-Genética em Caçu e Sanclerlândia-GO
O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizam duas novas edições da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética). No dia 18 de agosto, a feira será realizada no município de Caçu, no sudoeste goiano, e nos dias 19 e 20, na cidade de Sanclerlândia, no centro-oeste do Estado.
A feira é organizada pela Emater e coordenada pela assessora técnica Ana Kassia de Oliveira e pela extensionista local da Agência, Luciana Alves. Conta com o suporte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Prefeitura de Sanclerlândia. A ABCZ, por meio da zootecnista Vanessa Barbosa, é responsável por fazer a seleção dos touros puros de origem (PO) que serão comercializados na feira.
O objetivo do programa Pró-Genética é contribuir para o aumento da produção de carne e leite de origem bovina no país, especialmente aquela oriunda de pequenas e médias propriedades rurais, o que permite um aumento de renda através da utilização de touros melhoradores e estabelece uma conexão real e contínua entre o segmento da produção de genética especializada e a base da produção (rebanhos comerciais).
Além de ser responsável pela organização do evento, a participação da Emater também se dá por meio de mobilização junto aos produtores rurais, com orientações acerca de touros PO e instruções sobre a forma correta de utilização desses animais em suas propriedades. Os técnicos da instituição também são os responsáveis por levar informações técnicas sobre produção animal a esses produtores.
“O objetivo da Emater é alcançar o agricultor familiar e o médio produtor para que eles possam ter acesso a uma genética melhoradora. Os nossos extensionistas acompanham de perto essas pessoas para garantirem que, através de um touro com melhor qualidade genética e de mercado, a produtividade deles aumente”, destaca Ana Kassia.

Relevância
A feira também possui grande relevância para o Estado de Goiás, uma vez que é certificado que os touros PO comercializados possuem registro definitivo, exames andrológicos que atestam a qualidade de reprodução desses animais, com uma vida útil benéfica aos produtores que os adquirem e exames negativos para doenças como brucelose e tuberculose, assegurando assim uma qualidade genética no rebanho do Estado.
Cerca de 75% da herança genética do rebanho ocorre via touro, uma vez que deixam mais descendentes que a fêmea. Sendo assim, o touro é a ferramenta chave para promover o melhoramento genético e possui uma excelente qualidade de reprodução. Como o programa prevê uma melhora na produção de carne e de leite, são oferecidas raças especializadas em cada tipo. Há também a oferta de raças dedupla aptidão, o que seria ainda mais benéfico aos pequenos e médios produtores rurais de Goiás.
Programação
18/08 (Caçu/GO)
9h – Touro de Raça Zebuína: um investimento certo - Marcelo Monteiro, técnico da ABCZ
10h – Manejo de pastagens tropicais: Casos de sucesso da Agricultura Familiar - Fernando Coelho da Emater
Hora: 8h às 17h
Local: Parque de Exposição Leonides Dolores Machado
Endereço: Av. Ildefonso Carneiro s/n°, Caçu-GO
19/08 (Sanclerlândia/GO)
10h – Manejo de Pastagens – Cases de Sucesso - Fernando Coelho, zootecnista da Emater
14h – Mitos e Verdades do Touro PO - Elison Luiz de Mesquita, zootecnista ABCZ Goiânia
20/08 (Sanclerlândia/GO)
10h – Avaliação reprodutiva de touros; importância e impacto na produção de bovinos - Klayto José Gonçalves, Coordenador do Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal da UEG (BIOTEC)
0 comentário

O uso de satélite na pecuária auxilia no monitoramento das pastagens e facilita tomada de decisão

Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas

Negócios com arroba do boi em MT já superam preços praticados nas praças paulistas

Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo e do “boi China” em São Paulo

Boi/Cepea: Oferta limitada e demanda firme sustentam preços

Pecuarista de Goiás adota ILPF e consolida pecuária sustentável na propriedade