Reuters: Lula alerta para perda de espaço da indústria brasileira para a China, durante encontro na Fiesp
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - Em evento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta terça-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alertou os empresários para a perda de espaço da indústria brasileira frente aos produtos chineses.
"A gente tem a ilusão dizendo que a China está ocupando a Ásia, a África, a América Latina. Não, ela está ocupando o Brasil, tomando conta do Brasil. Coisas que a gente fazia, que a gente sabe fazer", alertou o ex-presidente e candidato do PT à Presidência.
Lula leu dados que mostram o percentual do mercado internacional ocupado por produtos chineses em diversas áreas e afirmou estar "muito preocupado" com esses dados.
Ao ser questionado sobre política de reindustrialização do país, o ex-presidente disse que deixou o governo, em 2010, com a indústria brasileira representando 30% do Produto Interno Bruto do país. Hoje, representa 11%.
Lula afirmou ainda que seu programa de governo passa pela compreensão de que o Brasil precisa voltar a se reindustrializar e necessita de uma nova política industrial.
"Temos que encontrar novos nichos para investir", ressaltou, lembrando, por exemplo, a necessidade de revitalizar a indústria farmacêutica e o incentivo à produção de energia limpa.
0 comentário

Dólar recua com expectativa de acordo comercial nos EUA e após decisão do Copom

Preços ao produtor no Brasil recuam em março pelo 2º mês seguido, diz IBGE

Dólar tem leve baixa na abertura após Copom; com acordo tarifário EUA-Reino Unido em foco

BC do Japão estava dividido sobre como tarifas dos EUA afetam aumentos de juros, mostra ata de março

Minério de ferro cai com expectativa de corte na produção de aço na China

Trump critica chair do Fed após decisão de manter taxa de juros