Brasil foi de uma produção de 50 para quase 300 mi/t de grãos em 38 anos, mas precisará da união de esforços para alimentar a população do futuro
Durante a comemoração do Dia do Agricultor, que ocorreu no dia 29 de agosto em Campinas/SP e que foi organizado pelo site Notícias Agrícolas, uma roda de discussão reuniu Celso Moretti, presidente da Embrapa, Almirante Flávio Rocha, da secretaria de desenvolvimento estratégico do governo brasileiro, e Roberto Rodrigues, ex-Ministro da Agricultura e coordenador da FGV Agro.
No debate, Rodrigues explicou que a agricultura nacional evoluiu constantemente nos últimos anos, indo de cerca de 50 milhões de toneladas nos anos 80 para quase 300 mi/ t em 2022. Segundo ele, esse crescimento só foi possível através da tropicalização da agricultura, que foi uma grande estruturação científica encabeçada pela Embrapa. A tropicalização permitiu o avanço da agricultura em áreas do Centro-Oeste, além de ter desenvolvido a utilização do plantio direto, sistema conservacionista que utiliza a palhada e restos culturais para a preservação dos solos.
"Nosso passado mostrou que é possível ter maior produtividade sem necessariamente aumentar a área produtiva, mas para o futuro precisamos entender que as áreas urbanas e rurais são interdependentes. Se por um lado toda a produção de alimentos está na zona rural, a maior parte da industrialização, da capacitação e do consumo final está na zona urbana. Dessa forma, a melhor estratégia é ter todo o povo brasileiro unido para que consigamos alimentar a população do futuro", disse.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC