Anuário da OCEMG: Cooxupé é a maior cooperativa do ramo Agropecuário
De acordo com a 17ª edição do Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro, publicada pela OCEMG (Organização das Cooperativas de Minas Gerais), a Cooxupé é a maior cooperativa do ramo Agropecuário de Minas Gerais, dentre as 197 cooperativas do segmento existentes no estado.
Isso porque, a Cooxupé ocupa a 1ª posição no ranking em todos os quesitos: número de 'Cooperados'; 'Empregados'; 'Ingressos/Receitas Totais'; 'Sobras Antes das Destinações’; 'Ativos Totais'; 'Patrimônio Líquido'; e 'Capital Social'.
“É com muita alegria e satisfação que celebramos esse resultado da 17ª edição do Anuário da OCEMG, que demonstra a união da família Cooxupé”, afirma Osvaldo Bachião Filho, vice-presidente da cooperativa. “Esta conquista é fruto da confiança de nossos cooperados, somado ao comprometimento e seriedade dos nossos colaboradores. Juntos, ano a ano, nos dedicamos para o crescimento da Cooxupé, fazendo sempre prevalecer o espírito cooperativista", completa.
50 maiores Cooperativas
A Cooxupé também ganhou destaque entre as 50 maiores Cooperativas mineiras de diversos segmentos.
Dentre as 800 cooperativas registradas no estado de Minas Gerais dos ramos Agropecuário; Crédito; Transporte; Saúde; Trabalho, Produção de Bens e Serviços; Consumo; e Infraestrutura, a Cooxupé ocupou a 1º colocação do ranking nos quesitos: ‘Ingressos/Receitas Totais’; ‘Sobras Antes das Destinações’; e ‘Ativo Total’, subindo duas posições em comparação a 2020.
Já nas categorias 'Patrimônio Líquido' e 'Número de Empregados', a Cooxupé ocupa a 2ª posição no estado de Minas Gerais. Na avaliação quanto ao ‘Capital Social’, a cooperativa está em 5º lugar.
Já no ranking geral, que considera todas as atividades que envolvem as cooperativas do estado de Minas Gerais, a Cooxupé ocupa a 41ª colocação, sendo a única do ramo Agropecuário na lista das '50 maiores Cooperativas'.
Pujança do cooperativismo
O Anuário de Informações Econômicas e Sociais do Cooperativismo Mineiro mostra que, em 2021, o estado somou 2,4 milhões de cooperados, além de 51 mil empregados em suas 800 cooperativas, com uma movimentação econômica de R$ 93,5 bilhões. Além disso, apontou que o setor foi responsável por 11,6% do PIB estadual.
0 comentário
Café/Cepea: Chuvas seguem satisfatórias, mas, em excesso, podem atrapalhar manejo
Preços do café seguem voláteis em meio a especulações sobre o tamanho da safra 2025/26
Café: preço do arábica avança no início da tarde desta 3ª feira (14) diante estimativa de queda de 11% na produção de 2025
IBGE estima queda de 6,8% na safra de café 2025 do Brasil
Preços do café seguem em lados opostos nas bolsas internacionais no início desta 3ª feira (14)
Mercado do café termina sessão desta 2ª feira (13) com movimentações mistas nas bolsas internacionais