Carga de fertilizantes da Rússia chega aos EUA em meio a temor com escassez de alimentos
Por Arathy Somasekhar e Timothy Gardner
HOUSTON/WASHINGTON (Reuters) – Um navio-tanque que transporta fertilizante líquido da Rússia está prestes a chegar aos Estados Unidos, mostraram fontes e dados de rastreamento de navios nos últimos dias, em um momento de preocupação generalizada com possível escassez de alimentos em razão dos elevados preços globais dos fertilizantes.
O governo do presidente Joe Biden não incluiu na lista negra commodities agrícolas e fertilizantes da Rússia após a invasão da Ucrânia. Ainda assim, vários bancos e comerciantes ocidentais evitaram os suprimentos russos por medo de entrar em conflito com as regras que mudam rapidamente.
A Rússia e a Ucrânia são grandes exportadores de fertilizantes, essenciais para manter elevados os rendimentos de milho, soja, arroz e trigo. Os agricultores reduziram o uso de fertilizantes devido aos altos preços e reduziram a quantidade de terra que planejam cultivar.
Washington sancionou petróleo russo, produtos refinados, carvão e gás natural liquefeito e impôs um prazo de 22 de abril para encerrar as importações.
O navio-tanque Johnny Ranger, com bandeira da Libéria, estava programado para chegar a Nova Orleans na segunda-feira carregando cerca de 39.000 toneladas de solução de nitrato de ureia e amônio, um fertilizante produzido pela combinação de ureia, ácido nítrico e amônia, mostraram fontes e os dados do Refinitiv Eikon.
A embarcação foi carregada no mês passado em São Petersburgo, de acordo com dados do Eikon.
Detalhes sobre o vendedor e o comprador não estavam disponíveis imediatamente. O Departamento do Tesouro dos EUA e a agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA se recusaram a comentar.
Um porta-voz do Departamento de Estado disse que os Estados Unidos nunca sancionaram alimentos ou produtos agrícolas da Rússia. “Ao contrário do governo russo, não temos interesse em usar alimentos como armas para criar crises humanitárias às custas de populações vulneráveis”.
As sanções não alimentares dos EUA permanecerão em vigor até que o presidente russo, Vladimir Putin, pare a guerra na Ucrânia, acrescentou o porta-voz.
Em 2021, os Estados Unidos importaram 262,6 milhões de dólares em fertilizantes de nitrato de ureia e amônio da Rússia, segundo o Departamento de Comércio.
Esta semana, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA revogou pesadas tarifas antidumping e antissubsídios sobre fertilizantes de nitrato de ureia e amônio da Rússia em um esforço para aliviar a escassez de fertilizantes e os aumentos de preços.
(Reportagem de Arathy Somasekhar e Marianna Parraga em Houston, Timothy Gardner em Washington)
0 comentário
Soja e milho em Chicago têm mais uma sessão de alta enquanto açúcar em NY consolida perda de quase 6% na semana
Agro e Prosa Episódio 914 - Como atingir máxima produtividades
Carta para o Papai Noel: Pedidos do Agro para 2025 | Ouça o Agro CNA/Senar #153
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Mercados de soja e açúcar e o planto de rastreabilidade da pecuária nacional
Safra 24/25 do Paraná pode chegar a 25,3 milhões de toneladas de grãos
As perspectivas para o agro em 2025, rumo à COP do Brasil