Ações europeias registram melhor semana em 2 meses, apesar de volatilidade
Por Susan Mathew
(Reuters) - As ações europeias registraram sua melhor semana em dois meses nesta sexta-feira, já que preocupações com uma crise no fornecimento de energia diminuíram, trazendo alguma calma a investidores preocupados com um aumento intenso nos juros e uma crise política na Itália.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,31%, a 425,71 pontos, em seu maior nível desde 10 de junho, enquanto na semana saltou quase 2,9%.
Embora os fluxos de gás russo para a Europa tenham sido retomados após interrupção programada para manutenção, participantes do mercado estavam preocupados com uma inesperada redução da atividade empresarial da zona do euro em julho, devido a uma rápida desaceleração na manufatura e a uma quase estagnação do crescimento no setor de serviços.
"Mantemos uma visão cautelosa sobre as ações europeias, já que o BCE segue uma linha tênue entre combater a inflação e evitar uma recessão", disse Mark Haefele, diretor de investimentos do UBS Global Wealth Management.
Os ganhos desta sexta-feira foram liderados por setores mais resistentes a incertezas, como ações imobiliárias, com alta de 4,3%, seguidas por serviços públicos e alimentos e bebidas.
Ações vinculadas à economia, como bancos, caíram 1,2%, enquanto os preços do petróleo em alta elevaram os pesados papéis de energia em 1,2%.[O/R]
Temores de que aumentos dos custos de empréstimos provoquem uma recessão, combinados com um euro enfraquecido e a guerra na Ucrânia, deixam o índice STOXX 600 com baixa de 12,7% no ano. Todos os olhos agora se voltam para a temporada de balanços do segundo trimestre, em busca de pistas sobre a saúde corporativa da Europa.
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,08%, a 7.276,37 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,05%, a 13.253,68 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,25%, a 6.216,82 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,07%, a 21.211,98 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,49%, a 8.051,60 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,89%, a 5.937,10 pontos.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros