Área brasileira de arroz deve cair 3,2% na temporada 2022/23, projeta Safras

Publicado em 15/07/2022 14:09

De acordo com o levantamento de intenção de plantio realizado por SAFRAS & Mercado, a área a ser plantada com arroz no Brasil na temporada 2022/23 deve ser de 1,633 milhão de hectares, o que representa um decréscimo de 3,2% em relação à da safra anterior. A produtividade média pode somar 6.588 quilos por hectare, ante 6.468 quilos em 2021/22.

Conforme o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, os elevados custos de produção, aliados às baixas rentabilidades registradas a partir do segundo semestre de 2021, serão o principal fator de incentivo para uma nova redução da área brasileira de arroz. “Entre os fatores que mais impactam os custos de produção no Brasil estão o câmbio apreciado, os elevados gastos com logística e o abastecimento de insumos”, enumera.

Além disso, neste ano o recuo poderá ser um pouco maior frente a temporadas anteriores, devido às boas margens registradas na soja e na pecuária, principais culturas que deverão ter evolução sobre a área cortada de arroz.

A maior redução percentual de área deverá ficar com a região Sul, onde se encontram os maiores produtores do cereal. “Entre os principais estados produtores, destaque para o Rio Grande do Sul, o qual possui a maior área semeada no país e deverá registrar uma queda considerável”, pondera o analista.

Ainda assim, a produção brasileira do cereal não deverá sofrer um impacto tão significativo. “Diante de condições climáticas favoráveis, o Brasil poderá colher uma nova safra regular de arroz na temporada 2022/23, recuperando a produtividade de temporadas anteriores e atingindo aproximadamente 10,757 milhões de toneladas”, completa o consultor.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Safras & Mercado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário